Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.15876

Abstract

produção textual com estudantes do 3º ano de Ensino Médio, do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Xanxerê, SC. O planejamento e condução das atividades teve por base o Ciclo de Ensino e Aprendizagem, conforme proposto pela Pedagogia de Gêneros. Para isso, foram organizados dois momentos: (1) Ler para aprender e (2) Escrever para ler. No primeiro momento, foi realizada a leitura de duas obras literárias, sendo elas Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, junto do estudo do contexto de produção, contando com a colaboração de professores de História e de Geografia. Durante o segundo momento, foi realizada a produção do gênero textual entrevista com base em uma proposta de redação cuja temática era a relação dos sujeitos com a terra. Após, as entrevistas foram publicadas na coletânea intitulada Memórias Severinas em formato de cartoneras. A produção de capas das cartoneras contou com a colaboração da professora de Artes; e, por fim, houve a socialização com a comunidade escolar. Ao final do processo, foi possível constatar que os estudantes, ao protagonizarem eventos de letramento, puderam refletir criticamente por meio de consciência linguística da situação comunicativa vivenciada à medida que relacionaram seus textos aos contextos de produção e circulação.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1989.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

CANDIDO, A. Literatura e a formação do homem. Cap. 6. In: CANDIDO, A. Textos de Intervenção. Coleção Espírito Crítico. São Paulo: Editora 34, 1995. Disponível em: <https://www.academia.edu/4041087/Adoramos_Ler_Antonio_Candido_A_literatura_e_a_formacao_do_homem>. Acesso em: 22 jun. 2020.

CETIC - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC Domicílios, 2020. Disponível em: < https://cetic.br/pesquisa/domicilios/indicadores/> Acesso em: 25 jul. 2020.

FAIRCLOUGH, N. Language and power. New York: Longman, 1989.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

GOUVEIA, C. Os géneros escolares e a disciplinarização do saber: contributos da linguística sistémico-funcional para a promoção do sucesso escolar. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS, 8. 11-14 jun. 2013, Santa Maria, RS. Minicurso. (não publicado).

GUEDES, P. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, I; et al. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1998.

INEP. Press Kit – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília: INEP/Ministério da Educação, 2017. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/press-kit/2017/press-kit_ideb2017.pdf> Acesso em: 20 jul. 2020.

INEP. Relatório do Brasil no PISA 2018. Brasília: INEP/Ministério da Educação, 2018. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf> Acesso em: 20 jul. 2020.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9 ed. Campinas: Pontes, 2004.

MARTIN, J.; ROSE, D. Genre Relations: Mapping Culture. London: Equinox, 2007.

MELO NETO, J. C. Morte e Vida Severina. Rio de Janeiro: Mediafashion, 2008.

OTEÍZA, T. Escritura en la Historia: potencial de los recursos linguísticos interpersonales e ideacionales para la construcción de la evidencia. In: NAVARRO, F. Enseñanza de la escritura en educación superior: el rol de la lectura y la escritura en la inclusión, equidad y calidad educativas. Lenguas Modernas, Volumen monográfico, n. 50 (Segundo Semestre 2017). Universidad de Chile, 2017, p. 193 – 224.

RAMOS, G. Vidas Secas. 1 ed. Edição comemorativa 80 anos. Rio de Janeiro: Record, 2018.

RIBEIRO, D. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to Write, Reading to Learn: Genre, Knowledge and Pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.

SCHWARCZ, L. M. Quando acaba do século XX. E-book. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. Disponível em: < https://play.google.com/books/reader?id=1ivyDwAAQBAJ&hl=pt&pg=GBS.PP1> Acesso em: 20 jul. 2020.

SIGNORINI, I. Introdução. In: BAZARIM, M.; GONÇALVES, A. (org.). Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita em foco. São Carlos: Editora Claraluz, 2009.

Published

2021-05-21

How to Cite

Weber, S. (2021). Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero. Signo, 46(86), 121-129. https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.15876

Issue

Section

v. 46, issue 86: Reading to Learn Program (R2L) and its potentialities