Ampliando o letramento escolar: da leitura de anúncios em vídeos e a produção de comentário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.16027

Palavras-chave:

Letramento multimodal. Construção de significados. Anúncio em vídeo. Comentários.

Resumo

Este artigo objetiva explicitar como um projeto didático promove o letramento multimodal no Ensino Fundamental, considerando a leitura de anúncios em vídeo e a produção de Comentários em sala de aula. Desenvolvido durante uma proposta de intervenção didática, promovida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Segue princípios teóricos e metodológicos da Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012), considerando o Ciclo de Ensino e Aprendizagem, especificamente o Projeto Ler para Aprender (ROSE E MARTIN, 2012), adaptando-as à realidade brasileira, especialmente ao currículo de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Estabelece-se um diálogo entre a Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004) e a Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006), no que tange aos estudos da linguagem e à construção de significados. Foram utilizados dois anúncios em vídeo, divulgados na plataforma do YouTube e comentários escritos em sala de aula por estudantes do 9º do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa interpretativa, envolvendo oficinas pedagógicas que traduzem um temática do contexto social dos estudantes. Os resultados mostram que aprendizes do Ensino Fundamental mobilizam significados imagéticos para ler e produzir gêneros de textos e que as oficinas pedagógicas, sob a orientação da proposta do projeto Ler para Aprender, podem possibilitar o letramento multimodal e ampliar a construção de significados representacionais, interativos e composicionais e, dessa forma, garantir a formação crítica da leitura e da escrita em contextos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Maria do Rosário da Silva de Albuquerque Barbosa Universidade de Pernambuco (UPE). Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguem (PUC-SP). Professora Adjunto da Universidade de Pernambuco. Professora do quadro permanente do PROFLETRAS/ Universidade de Pernambuco. Vice-coordenador(a) do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS UPE). Coordenadora Setorial de Graduação (UPE Mata Norte). Líder do Grupo de Pesquisa: Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE (CELLUPE)

Érika Regina dos Santos Silva, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Secretaria de Educação do Municipal – Bom Jardim-PE. Mestrado Profissional em Letras –PROFLETRAS UPE. Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE (CELLUPE). Endereço: Rua Prefeito José Mariano de Aguiar, SN Orobó –E E-mail: rikar838@gmail.com

Referências

ALMEIDA, D. B. L. (Org.) Perspectivas em Análise Visual: do foto jornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008.

CARDOSO, M.M.C. Publicidade no YouTube: Como atrair os usuários nos cinco segundos de visualização obrigatória. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade de Comunicação da UFJF, 2014.

GUALBERTO, C.L. Multimodalidade em livros didáticos de Língua Portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual. 2016. 181f. Doutorado em Estudos Linguísticos. Minas Gerais: Faculdade de Letras (UFMG), 2016.

KRESS,G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the gramar of visual design. 5.ed. Londin; New York: Routledge,1996.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, 2006.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. London: Hoder Education, 2004.

LARA, G. M. P. [et al]. Transgredindo os gêneros do discurso: entre a teoria e a prática. Belo Horizonte: FALE/POSLIN/UFMG, 2010.

LEAL, Audria Albuquerque. A organização textual do gênero cartoon: aspectos linguísticos e condicionamentos não linguísticos. Tese (Doutorado)- Universidade de Lisboa, 2011.

MARTIN, J. R., & Rose, D. (2008). Genre Relations - Mapping Culture. London: Equinox.

MORAN, J. O Vídeo na Sala de Aula. Comunicação & Educação. São Paulo, p.27-35, abr. 1995.

MUNIZ da S, E. C.. Ciclo de Aprendizagem Baseado em Gêneros In: LING. – Est. e Pesq., Catalão – GO: vol. 19, n. 2, 2015, pp. 19-37.

VIEIRA, J. A. Novas perspectivas para o texto: uma visão multissemióticos. Ms. 2004.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Albuquerque Barbosa, M. do R. da S., & Santos Silva, Érika R. dos. (2021). Ampliando o letramento escolar: da leitura de anúncios em vídeos e a produção de comentário. Signo, 46(86), 60-73. https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.16027

Edição

Seção

v. 46, número 86: Programa Ler para Aprender (PLA) e suas potencialidades