Ampliando o letramento escolar: da leitura de anúncios em vídeos e a produção de comentário

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.16027

Mots-clés :

Letramento multimodal. Construção de significados. Anúncio em vídeo. Comentários.

Résumé

Este artigo objetiva explicitar como um projeto didático promove o letramento multimodal no Ensino Fundamental, considerando a leitura de anúncios em vídeo e a produção de Comentários em sala de aula. Desenvolvido durante uma proposta de intervenção didática, promovida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Segue princípios teóricos e metodológicos da Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012), considerando o Ciclo de Ensino e Aprendizagem, especificamente o Projeto Ler para Aprender (ROSE E MARTIN, 2012), adaptando-as à realidade brasileira, especialmente ao currículo de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Estabelece-se um diálogo entre a Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004) e a Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006), no que tange aos estudos da linguagem e à construção de significados. Foram utilizados dois anúncios em vídeo, divulgados na plataforma do YouTube e comentários escritos em sala de aula por estudantes do 9º do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa interpretativa, envolvendo oficinas pedagógicas que traduzem um temática do contexto social dos estudantes. Os resultados mostram que aprendizes do Ensino Fundamental mobilizam significados imagéticos para ler e produzir gêneros de textos e que as oficinas pedagógicas, sob a orientação da proposta do projeto Ler para Aprender, podem possibilitar o letramento multimodal e ampliar a construção de significados representacionais, interativos e composicionais e, dessa forma, garantir a formação crítica da leitura e da escrita em contextos escolares.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Maria do Rosário da Silva de Albuquerque Barbosa Universidade de Pernambuco (UPE). Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguem (PUC-SP). Professora Adjunto da Universidade de Pernambuco. Professora do quadro permanente do PROFLETRAS/ Universidade de Pernambuco. Vice-coordenador(a) do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS UPE). Coordenadora Setorial de Graduação (UPE Mata Norte). Líder do Grupo de Pesquisa: Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE (CELLUPE)

Érika Regina dos Santos Silva, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Secretaria de Educação do Municipal – Bom Jardim-PE. Mestrado Profissional em Letras –PROFLETRAS UPE. Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE (CELLUPE). Endereço: Rua Prefeito José Mariano de Aguiar, SN Orobó –E E-mail: rikar838@gmail.com

Références

ALMEIDA, D. B. L. (Org.) Perspectivas em Análise Visual: do foto jornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008.

CARDOSO, M.M.C. Publicidade no YouTube: Como atrair os usuários nos cinco segundos de visualização obrigatória. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade de Comunicação da UFJF, 2014.

GUALBERTO, C.L. Multimodalidade em livros didáticos de Língua Portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual. 2016. 181f. Doutorado em Estudos Linguísticos. Minas Gerais: Faculdade de Letras (UFMG), 2016.

KRESS,G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the gramar of visual design. 5.ed. Londin; New York: Routledge,1996.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, 2006.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. London: Hoder Education, 2004.

LARA, G. M. P. [et al]. Transgredindo os gêneros do discurso: entre a teoria e a prática. Belo Horizonte: FALE/POSLIN/UFMG, 2010.

LEAL, Audria Albuquerque. A organização textual do gênero cartoon: aspectos linguísticos e condicionamentos não linguísticos. Tese (Doutorado)- Universidade de Lisboa, 2011.

MARTIN, J. R., & Rose, D. (2008). Genre Relations - Mapping Culture. London: Equinox.

MORAN, J. O Vídeo na Sala de Aula. Comunicação & Educação. São Paulo, p.27-35, abr. 1995.

MUNIZ da S, E. C.. Ciclo de Aprendizagem Baseado em Gêneros In: LING. – Est. e Pesq., Catalão – GO: vol. 19, n. 2, 2015, pp. 19-37.

VIEIRA, J. A. Novas perspectivas para o texto: uma visão multissemióticos. Ms. 2004.

Téléchargements

Publié-e

2021-05-21

Comment citer

Albuquerque Barbosa, M. do R. da S., & Santos Silva, Érika R. dos. (2021). Ampliando o letramento escolar: da leitura de anúncios em vídeos e a produção de comentário. Signo, 46(86), 60-73. https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.16027

Numéro

Rubrique

v. 46, número 86: Programa Ler para Aprender (PLA) e suas potencialidades