Aplicabilidade do contraponto rítmico no poema O Corvo de Edgar Alan Poe: motivo, variação e tradução
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17147Palavras-chave:
Contraponto rítmico, Metro e ritmo, O Corvo, Poesia e música, Tradução de poesiaResumo
O fenômeno “contraponto rítmico” é assim chamado no estudo da poesia por empréstimo do termo como aplicado em música, descrevendo um efeito em que dois padrões rítmicos coexistiriam simultaneamente. No entanto, recebe controversas denominações e acepções na literatura, chegando a ser recentemente qualificado como inerente a metros cânones da tradição da poesia em língua portuguesa. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo compreender se um tal fenômeno de fato ocorre, como poderia ser adequadamente denominado e se é aplicável ao estudo da poesia. Para isso, a primeira parte tratou de uma revisão crítica da literatura tocante ao objeto, tendo por princípio a definição objetiva dos conceitos musicais tomados por empréstimo, enquanto a segunda buscou a aplicabilidade do fenômeno realizando a comparação da análise rítmica em múltiplos níveis de distribuição intensiva no poema The Raven de Edgar Allan Poe e nas suas traduções por Fernando Pessoa e Milton Amado. Concluiu-se que as diversas acepções tratam de fenômenos semelhantes que podem ser agrupados sob a adequada denominação de “variação de motivo rítmico” e que, observado o fenômeno no poema de Poe, duvidosamente reproduzido por Pessoa e preponderantemente reproduzido por Amado, este conceito apresenta aplicabilidade para a análise e interpretação de poesia.
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