Aplicabilidade do contraponto rítmico no poema O Corvo de Edgar Alan Poe: motivo, variação e tradução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17147

Palavras-chave:

Contraponto rítmico, Metro e ritmo, O Corvo, Poesia e música, Tradução de poesia

Resumo

O fenômeno “contraponto rítmico” é assim chamado no estudo da poesia por empréstimo do termo como aplicado em música, descrevendo um efeito em que dois padrões rítmicos coexistiriam simultaneamente. No entanto, recebe controversas denominações e acepções na literatura, chegando a ser recentemente qualificado como inerente a metros cânones da tradição da poesia em língua portuguesa. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo compreender se um tal fenômeno de fato ocorre, como poderia ser adequadamente denominado e se é aplicável ao estudo da poesia. Para isso, a primeira parte tratou de uma revisão crítica da literatura tocante ao objeto, tendo por princípio a definição objetiva dos conceitos musicais tomados por empréstimo, enquanto a segunda buscou a aplicabilidade do fenômeno realizando a comparação da análise rítmica em múltiplos níveis de distribuição intensiva no poema The Raven de Edgar Allan Poe e nas suas traduções por Fernando Pessoa e Milton Amado. Concluiu-se que as diversas acepções tratam de fenômenos semelhantes que podem ser agrupados sob a adequada denominação de “variação de motivo rítmico” e que, observado o fenômeno no poema de Poe, duvidosamente reproduzido por Pessoa e preponderantemente reproduzido por Amado, este conceito apresenta aplicabilidade para a análise e interpretação de poesia.

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Biografia do Autor

Pietro Dri Marchiori, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em Música: Bacharelado em Flauta pela Escola de Música da UFRJ. Foi monitor bolsista das disciplinas de Flauta (2020); solista da Orquestra Sinfônica da UFRJ (2020); e colaborador, músico e pesquisador do projeto de extensão e GARIn "Co-memorando a canção como reunião poética originária e UFRJ In-Versos" (2019-hoje) com bolsa PROART (2021). Desenvolve Iniciação Científica com bolsa FAPERJ (início 2021), bem como demais pesquisa na área de Literatura e Música.

Celso Garcia de Araújo Ramalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Poética (Ciência da Literatura) pela Faculdade de Letras da UFRJ. Bacharel em Música: habilitação em violão (UFRJ) com bolsa FUJB e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música (CBM-CEU). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenou de 2012 a 2018 o subprojeto PIBID-Música na UFRJ, com apoio MEC/CAPES. Coordena o projeto de extensão "Co-memorando a canção como reunião poética originária e UFRJ In-Versos" (Garin) em parceria com o grupo Poemata e Coral Maestro Francisco Mignone, e com apoio do edital PROFAEX 2018/2019 e Proart 2019/2020. É integrante do grupo Camerata Dedilhada da UFRJ como pesquisador, intérprete e compositor; grupo vinculado aos projetos de pesquisa e extensão na UFRJ e apoiado pela FAPERJ desde 2016. Atualmente integra o BASis/Sinaes na área de música como avaliador credenciado pelo INEP e o Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, colaborando também com o PPG de Letras Clássicas. Desenvolve pesquisa articulando as possibilidades de diálogo entre as áreas de Letras, Filosofia e Música.

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Publicado

2022-07-06

Como Citar

Marchiori, P. D. ., & Ramalho, C. G. de A. . (2022). Aplicabilidade do contraponto rítmico no poema O Corvo de Edgar Alan Poe: motivo, variação e tradução. Signo, 47(89), 62-81. https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17147