Sociedade digital e leitura crítica: como está sendo planejada a formação de professores de línguas em tempos de emergência das tecnologias da desinformação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17555

Palavras-chave:

Sociedade digital, Formação do leitor crítico, Formação de professores de línguas, Letramentos digitais

Resumo

A popularização das tecnologias digitais causou uma verdadeira revolução sociocultural nas formas de comunicação, oportunizando diferentes espaços e novas maneiras de interação, tanto no âmbito das relações pessoais, quanto profissionais. Na atual sociedade digital, a ampla utilização de diferentes recursos e mídias sociais também facilitou a produção e a circulação de conhecimentos, exigindo dos usuários maior agência e domínio das diferentes formas de uso da linguagem, além de novas habilidades de interpretação, uma vez que o espaço digital também se tornou um terreno fértil para a circulação de desinformações. Esse cenário se apresenta como justificativa deste texto, que objetiva observar como se dá a preparação dos professores de línguas para o processo de formação de leitores críticos a partir da emergência das tecnologias digitais. Metodologicamente, parte-se da análise documental de cinco projetos pedagógicos de cursos presenciais de Licenciatura em Letras Português de Universidades Federais localizadas no Rio Grande do Sul (Brasil). Considera-se que para o processo de formação do leitor crítico é indispensável, primeiro, que a formação inicial de professores de línguas propicie aos docentes experiências teóricas e práticas sobre os conceitos de novos letramentos; multimodalidade e comunicação; multiletramentos e Letramentos Digitais. Como resultados, identificou-se que, dos cinco cursos analisados, apenas dois propiciam affordances para o desenvolvimento dos novos letramentos, multiletramentos e letramentos digitais docentes.

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Biografia do Autor

Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (PPGL/UFPel). Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal do Pampa.

 

Rafael Vetromille-Castro, Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado (Centro de Letras e Comunicação) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Feijó-Quadrado, C. G., & Vetromille-Castro, R. (2022). Sociedade digital e leitura crítica: como está sendo planejada a formação de professores de línguas em tempos de emergência das tecnologias da desinformação?. Signo, 47(90), 85-97. https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17555