Sociedade digital e leitura crítica: como está sendo planejada a formação de professores de línguas em tempos de emergência das tecnologias da desinformação?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17555

Mots-clés :

Sociedade digital, Formação do leitor crítico, Formação de professores de línguas, Letramentos digitais

Résumé

A popularização das tecnologias digitais causou uma verdadeira revolução sociocultural nas formas de comunicação, oportunizando diferentes espaços e novas maneiras de interação, tanto no âmbito das relações pessoais, quanto profissionais. Na atual sociedade digital, a ampla utilização de diferentes recursos e mídias sociais também facilitou a produção e a circulação de conhecimentos, exigindo dos usuários maior agência e domínio das diferentes formas de uso da linguagem, além de novas habilidades de interpretação, uma vez que o espaço digital também se tornou um terreno fértil para a circulação de desinformações. Esse cenário se apresenta como justificativa deste texto, que objetiva observar como se dá a preparação dos professores de línguas para o processo de formação de leitores críticos a partir da emergência das tecnologias digitais. Metodologicamente, parte-se da análise documental de cinco projetos pedagógicos de cursos presenciais de Licenciatura em Letras Português de Universidades Federais localizadas no Rio Grande do Sul (Brasil). Considera-se que para o processo de formação do leitor crítico é indispensável, primeiro, que a formação inicial de professores de línguas propicie aos docentes experiências teóricas e práticas sobre os conceitos de novos letramentos; multimodalidade e comunicação; multiletramentos e Letramentos Digitais. Como resultados, identificou-se que, dos cinco cursos analisados, apenas dois propiciam affordances para o desenvolvimento dos novos letramentos, multiletramentos e letramentos digitais docentes.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (PPGL/UFPel). Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal do Pampa.

 

Rafael Vetromille-Castro, Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado (Centro de Letras e Comunicação) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Références

ALVES, Márcus Vinícius Vieira. AFFORDANCES (Propiciamento). In: CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021. p. 101-102.

BARBOSA MACEDO, Litiane; SOUZA OLIVEIRA, Isabel de; MELO DE LIMA, Lucas. Multimodalidade e fake News: investigando os significados visuais nas postagens do Facebook contendo notícias falsas. Entrepalavras, Fortaleza, v. 11, n. 3, e2279, p. 526-549, set.-dez./2021. DOI: 10.22168/2237- 6321-32279.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BUZATO, Marcelo E. K. Letramento digital: um lugar para pensar em internet, educação e oportunidades. In: Congresso ibero-americano educarede, São Paulo, 2006. Anais... São Paulo: CENPEC, 2006. s/p.

DIAS, Daniela Rodrigues. Letramento digital. In: CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021. p. 101-102.

FURG. Universidade Federal do Rio Grande. Projeto Pedagógico do curso de Letras/Português. 2017. Disponível em: https://prograd.furg.br/images/PPC-Letras-Portugus.pdf. Acesso em: mar., 2022.

KRAMSCH, Claire. Language as Symbolic Power. New York: Cambridge University Press, 2021.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Discussing New Literacies. Language Arts, v. 84, n. 1, september, 2006.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. A new literacies sampler. New York: Peter Lang, 2007.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Digital literacies: Concepts, Policies and Practices. New York: Peter Lang, 2008.

LORENZI, Gislaine Cristina Correr; PÁDUA, Tainá-Rekã Wanderley de. Blog nos anos iniciais do fundamental I: a reconstrução de sentido de um clássico infantil. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-31.

MONTE MÓR, Walkyria Maria. Multimodalidades e comunicação: antigas novas questões no ensino de línguas estrangeiras. R. Let. & Let. Uberlândia, MG, v. 26, n. 2, p. 469-476, jul.-dez. 2010.

NAGUMO, Estevon; TELES, Lúcio França; SILVA, Lucélia de Almeida. Educação e desinformação: letramento midiático, ciência e diálogo. Educação Temática Digital Campinas, SP, v.24, n.1, p. 220-237m jan. /abr., 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665292.

RECUERO, Raquel; SOARES, Felipe; ZAGO, Gabriela. Polarização, hiperpartidarismo e câmaras de eco: como circula a Desinformação sobre COVID-19 no Twitter. Revista Contracampo, Niterói, v. 40, n. 1, p. 1-17, jan./abr. 2021. DOI: http://doi.org/10.22409/contracampo.v40i1.45611.

TAKAKI, Nara Hiroko; SANTANA, Fernanda Belarmino de. Entendendo os novos letramentos da perspectiva educacional: foco nas práticas sociais diárias. Revista Diálogos Interdisciplinares – GEPFIP, Aquidauana, v. 1, n. 1, p. 52-66, out. 2014.

UFFS. Universidade Federal da Fronteira Sul. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação Letras: Português e Espanhol - Licenciatura. 2020. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/ccllch/2020-0002/@@download/documento_historico. Acesso em: mar., 2022.

UFPEL. Universidade Federal de Pelotas. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras - Português. 2014. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/portugues/files/2015/11/PPC-L-PORTUGUES-2014.pdf. Acesso em: mar., 2022.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Licenciatura – Habilitação em Português e Literatura de Língua Portuguesa. 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/letras/projeto-pedagogico. Acesso em: mar., 2022.

UNIPAMPA. Universidade Federal do Pampa. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. 2017. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br//handle/riu/4914. Acesso em: mar., 2022.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-29

Comment citer

Feijó-Quadrado, C. G., & Vetromille-Castro, R. (2022). Sociedade digital e leitura crítica: como está sendo planejada a formação de professores de línguas em tempos de emergência das tecnologias da desinformação?. Signo, 47(90), 85-97. https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17555