Eu, tu, ele, ela, nós e o narrador: conversas sobre leitura a partir de Percy Jackson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17558

Palavras-chave:

Leitura, Narrador, Formação de leitores

Resumo

Este estudo insere-se no campo da leitura literária e pretende lançar um olhar à atuação do narrador como um mediador simbólico de leitura e, assim, responsável também por aproximar ou distanciar o leitor da obra. Nessa perspectiva, vê-se a literatura como meio de instrumentalização de leitores a fim de torná-los críticos e autores conscientes das reflexões necessárias para que, de forma livre e crítica, tomem suas decisões frente ao contexto em que estão inseridos. Assim sendo, com base no aporte teórico de estudiosos da leitura literária, da narrativa, do narrador e da mediação, analisamos o livro Percy Jackson e os deuses gregos, de Rick Riordan, e apresentamos uma proposta de mediação leitora realizada com adolescentes com idade entre 11 e 13 anos, em uma escola comunitária gaúcha. Entre os resultados obtidos, pode-se destacar a importância do processo descrito no estudo para a formação do perfil leitor dos estudantes, contribuindo com a prática docente e a seleção de narrativas pertinentes à proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderléia Müller Schons, Universidade Feevale

Mestre em Letras pela Universidade Feevale

Professora na Escola de Aplicação Feevale

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul/RS – UCS

Professora na Universidade Feevale

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do RS – PUC/RS

Professora na Universidade Feevale

Referências

BENJAMIN, Walter. Erzählen: Schriftenzur Theorie der Narration und zur literarischen Prosa. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2007.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1985.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 2. São Paulo: 1999.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução de Artur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Ed. 34, 2009.

RIORDAN, Rick. Percy Jackson e os deuses gregos. Tradução de Regiane Winarski. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.

VOLMER, Lovani. Mostrar? Esconder? Seduzir? O papel do narrador em obras do PNBE 2010. Tese (Doutorado em Letras) do Programa de Doutorado em Letras, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Müller Schons, V., Volmer, L., & Lorenz Martins, R. (2022). Eu, tu, ele, ela, nós e o narrador: conversas sobre leitura a partir de Percy Jackson. Signo, 47(90), 73-84. https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17558