Eu, tu, ele, ela, nós e o narrador: conversas sobre leitura a partir de Percy Jackson

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17558

Mots-clés :

Leitura, Narrador, Formação de leitores

Résumé

Este estudo insere-se no campo da leitura literária e pretende lançar um olhar à atuação do narrador como um mediador simbólico de leitura e, assim, responsável também por aproximar ou distanciar o leitor da obra. Nessa perspectiva, vê-se a literatura como meio de instrumentalização de leitores a fim de torná-los críticos e autores conscientes das reflexões necessárias para que, de forma livre e crítica, tomem suas decisões frente ao contexto em que estão inseridos. Assim sendo, com base no aporte teórico de estudiosos da leitura literária, da narrativa, do narrador e da mediação, analisamos o livro Percy Jackson e os deuses gregos, de Rick Riordan, e apresentamos uma proposta de mediação leitora realizada com adolescentes com idade entre 11 e 13 anos, em uma escola comunitária gaúcha. Entre os resultados obtidos, pode-se destacar a importância do processo descrito no estudo para a formação do perfil leitor dos estudantes, contribuindo com a prática docente e a seleção de narrativas pertinentes à proposta.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Vanderléia Müller Schons, Universidade Feevale

Mestre em Letras pela Universidade Feevale

Professora na Escola de Aplicação Feevale

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul/RS – UCS

Professora na Universidade Feevale

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do RS – PUC/RS

Professora na Universidade Feevale

Références

BENJAMIN, Walter. Erzählen: Schriftenzur Theorie der Narration und zur literarischen Prosa. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2007.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1985.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 2. São Paulo: 1999.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução de Artur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Ed. 34, 2009.

RIORDAN, Rick. Percy Jackson e os deuses gregos. Tradução de Regiane Winarski. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.

VOLMER, Lovani. Mostrar? Esconder? Seduzir? O papel do narrador em obras do PNBE 2010. Tese (Doutorado em Letras) do Programa de Doutorado em Letras, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-29

Comment citer

Müller Schons, V., Volmer, L., & Lorenz Martins, R. (2022). Eu, tu, ele, ela, nós e o narrador: conversas sobre leitura a partir de Percy Jackson. Signo, 47(90), 73-84. https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17558