Eu, tu, ele, ela, nós e o narrador: conversas sobre leitura a partir de Percy Jackson
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17558Mots-clés :
Leitura, Narrador, Formação de leitoresRésumé
Este estudo insere-se no campo da leitura literária e pretende lançar um olhar à atuação do narrador como um mediador simbólico de leitura e, assim, responsável também por aproximar ou distanciar o leitor da obra. Nessa perspectiva, vê-se a literatura como meio de instrumentalização de leitores a fim de torná-los críticos e autores conscientes das reflexões necessárias para que, de forma livre e crítica, tomem suas decisões frente ao contexto em que estão inseridos. Assim sendo, com base no aporte teórico de estudiosos da leitura literária, da narrativa, do narrador e da mediação, analisamos o livro Percy Jackson e os deuses gregos, de Rick Riordan, e apresentamos uma proposta de mediação leitora realizada com adolescentes com idade entre 11 e 13 anos, em uma escola comunitária gaúcha. Entre os resultados obtidos, pode-se destacar a importância do processo descrito no estudo para a formação do perfil leitor dos estudantes, contribuindo com a prática docente e a seleção de narrativas pertinentes à proposta.
Téléchargements
Références
BENJAMIN, Walter. Erzählen: Schriftenzur Theorie der Narration und zur literarischen Prosa. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2007.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1985.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 2. São Paulo: 1999.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução de Artur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Ed. 34, 2009.
RIORDAN, Rick. Percy Jackson e os deuses gregos. Tradução de Regiane Winarski. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.
VOLMER, Lovani. Mostrar? Esconder? Seduzir? O papel do narrador em obras do PNBE 2010. Tese (Doutorado em Letras) do Programa de Doutorado em Letras, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.