Eu, tu, ele, ela, nós e o narrador: conversas sobre leitura a partir de Percy Jackson
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17558Palavras-chave:
Leitura, Narrador, Formação de leitoresResumo
Este estudo insere-se no campo da leitura literária e pretende lançar um olhar à atuação do narrador como um mediador simbólico de leitura e, assim, responsável também por aproximar ou distanciar o leitor da obra. Nessa perspectiva, vê-se a literatura como meio de instrumentalização de leitores a fim de torná-los críticos e autores conscientes das reflexões necessárias para que, de forma livre e crítica, tomem suas decisões frente ao contexto em que estão inseridos. Assim sendo, com base no aporte teórico de estudiosos da leitura literária, da narrativa, do narrador e da mediação, analisamos o livro Percy Jackson e os deuses gregos, de Rick Riordan, e apresentamos uma proposta de mediação leitora realizada com adolescentes com idade entre 11 e 13 anos, em uma escola comunitária gaúcha. Entre os resultados obtidos, pode-se destacar a importância do processo descrito no estudo para a formação do perfil leitor dos estudantes, contribuindo com a prática docente e a seleção de narrativas pertinentes à proposta.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Erzählen: Schriftenzur Theorie der Narration und zur literarischen Prosa. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2007.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1985.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 2. São Paulo: 1999.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução de Artur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Ed. 34, 2009.
RIORDAN, Rick. Percy Jackson e os deuses gregos. Tradução de Regiane Winarski. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.
VOLMER, Lovani. Mostrar? Esconder? Seduzir? O papel do narrador em obras do PNBE 2010. Tese (Doutorado em Letras) do Programa de Doutorado em Letras, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.