Perspectivas para a formação do leitor: a leitura em 25 anos do Menino Maluquinho

Célia Regina Delácio Fernandes, Maisa Barbosa da Silva Cordeiro

Resumo


Este artigo aborda alguns aspectos das ilustrações nas obras destinadas aos pequenos leitores envolvendo as contribuições da representação visual da leitura para a formação do gosto literário. Nesse sentido, o trabalho discute a importância da representação imagética do ato de ler no livro infantojuvenil e, ao lado disso, analisa a obra 25 anos do Menino Maluquinho (ZIRALDO, 2006), onde há a presença de imagens de leitura extremamente significativas. Desse modo, foram estudados, na obra, as concepções de leitura, os significados das práticas de leitura, os espaços de leitura, os sujeitos leitores, os mediadores, a circulação dos livros e os modos de ler. Com isso, percebeu-se que as representações do livro e da leitura encontradas na obra podem contribuir de modo significativo com a formação do leitor.

Palavras-chave


Leitura; Literatura infantojuvenil; Formação do leitor.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v36i60.1864

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo