Perspectivas para a formação do leitor: a leitura em 25 anos do Menino Maluquinho
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v36i60.1864Palabras clave:
Leitura, Literatura infantojuvenil, Formação do leitor.Resumen
Este artigo aborda alguns aspectos das ilustrações nas obras destinadas aos pequenos leitores envolvendo as contribuições da representação visual da leitura para a formação do gosto literário. Nesse sentido, o trabalho discute a importância da representação imagética do ato de ler no livro infantojuvenil e, ao lado disso, analisa a obra 25 anos do Menino Maluquinho (ZIRALDO, 2006), onde há a presença de imagens de leitura extremamente significativas. Desse modo, foram estudados, na obra, as concepções de leitura, os significados das práticas de leitura, os espaços de leitura, os sujeitos leitores, os mediadores, a circulação dos livros e os modos de ler. Com isso, percebeu-se que as representações do livro e da leitura encontradas na obra podem contribuir de modo significativo com a formação do leitor.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.