Efeitos da política brasileira de inclusão na educação linguística de uma criança surda na escola de Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18657

Palavras-chave:

Criança surda, Educação linguística, Educação infantil, Ambiente linguístico, Política de inclusão

Resumo

Neste artigo, objetiva-se discutir sobre possíveis efeitos da política brasileira de inclusão na educação linguística de uma criança surda. Para tanto, com base na perspectiva teórica de autores do campo dos Estudos Surdos e das Políticas Linguísticas, desenvolveu-se um estudo de caso a partir da observação de interações de uma criança surda matriculada em uma escola pública de Educação Infantil localizada na região sudeste do Brasil. Com base na análise das observações em sala de aula registradas em vídeo e em anotações em diário de campo, foi possível evidenciar esforços e percalços para a implementação de uma educação bilíngue em que os papéis desempenhados pela língua brasileira de sinais (Libras) e pela língua portuguesa (falada pela maioria dos participantes na sala de aula) ainda não estão bem definidos. Além disso, identifica-se que a criança surda observada possui um acesso restrito às duas línguas envolvidas em sua formação humana. Conclui-se que, em busca de viabilizar a inclusão, a educação bilíngue de surdos no Brasil carece de direcionamentos mais precisos e de capacitação linguístico-pedagógica dos recursos humanos, incluindo familiares, para a promoção de um ambiente linguístico profícuo ao desenvolvimento integral de crianças surdas.

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Biografia do Autor

Kátia Regina Borges, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) e bacharela em Letras-Libras pela Ufes. Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Vila Velha/ES

Keila Cardoso Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (Fafic). Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes.

Pedro Henrique Witchs, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutor e mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), licenciado em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Professor do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

Borges, K. R., Teixeira, K. C., & Witchs, P. H. (2023). Efeitos da política brasileira de inclusão na educação linguística de uma criança surda na escola de Educação Infantil. Signo, 48(93), 92-102. https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18657

Edição

Seção

v. 48, n. 93, 2023 - Educação bilíngue de surdos