Efeitos da política brasileira de inclusão na educação linguística de uma criança surda na escola de Educação Infantil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18657

Mots-clés :

Criança surda, Educação linguística, Educação infantil, Ambiente linguístico, Política de inclusão

Résumé

Neste artigo, objetiva-se discutir sobre possíveis efeitos da política brasileira de inclusão na educação linguística de uma criança surda. Para tanto, com base na perspectiva teórica de autores do campo dos Estudos Surdos e das Políticas Linguísticas, desenvolveu-se um estudo de caso a partir da observação de interações de uma criança surda matriculada em uma escola pública de Educação Infantil localizada na região sudeste do Brasil. Com base na análise das observações em sala de aula registradas em vídeo e em anotações em diário de campo, foi possível evidenciar esforços e percalços para a implementação de uma educação bilíngue em que os papéis desempenhados pela língua brasileira de sinais (Libras) e pela língua portuguesa (falada pela maioria dos participantes na sala de aula) ainda não estão bem definidos. Além disso, identifica-se que a criança surda observada possui um acesso restrito às duas línguas envolvidas em sua formação humana. Conclui-se que, em busca de viabilizar a inclusão, a educação bilíngue de surdos no Brasil carece de direcionamentos mais precisos e de capacitação linguístico-pedagógica dos recursos humanos, incluindo familiares, para a promoção de um ambiente linguístico profícuo ao desenvolvimento integral de crianças surdas.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Kátia Regina Borges, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) e bacharela em Letras-Libras pela Ufes. Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Vila Velha/ES

Keila Cardoso Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (Fafic). Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes.

Pedro Henrique Witchs, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutor e mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), licenciado em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Professor do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Références

ABREU, Ricardo Nascimento. Estatutos jurídicos e processos de nacionalização de línguas no Brasil: considerações à luz de uma emergente teoria dos direitos linguísticos. Revista da Abralin, v. 17, n. 2, p. 46–76, 2018. DOI: https://doi.org/10.25189/rabralin.v17i2.1324. Acesso em: 29 jun. 2023.

ALBRES, Neiva Aquino; SOUSA, Danielle Vanessa Costa. Termo de assentimento livre e esclarecido: uso de história em quadrinhos em pesquisas com crianças. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 4, 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/rs.v4.57756. Acesso em: 28 jun. 2023.

BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Tarefas da educação linguística no Brasil. In: GUEDES, Paulo Coimbra (Org.). Educação linguística e cidadania. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. 392 p. p. 233–255.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2008.

DE MEULDER, Maartje. The Legal Recongnition of Sign Languages. Sign Language Studies, v. 15, n. 4, p. 498–506, 2015. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/26191000. Acesso em: 29 jun. 2023.

FAVORITO, Wilma; SILVA, Ivani Rodrigues. A construção de projetos de educação bilíngue de surdos: travessias em comum em percursos singulares. In: SOUZA, Regina Maria de (Org.). História da emergência do campo das pesquisas em educação bilíngue de/para surdos e dos estudos linguísticos da Libras no Brasil: contribuições do Grupo de Trabalho Língua(gem) e Surdez da Anpoll. Curitiba: CRV, 2019. 260 p. p. 187–211.

GOMES, João Carlos; VILHALVA, Shirley. As línguas de sinais indígenas em contextos interculturais. Curitiba: CRV, 2021. 115 p.

KARNOPP, Lodenir Becker. Aspectos éticos em pesquisas envolvendo surdos: protagonismo ou vulnerabilidade. In: SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos; KARNOPP, Lodenir Becker (Orgs.). Ética e pesquisa em Educação: questões e proposições às ciências humanas e sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017. 326 p. p. 209–225.

LANE, Harlan; PILLARD, Richard C.; HEDBERG, Ulf. The People of the Eye: Deaf Ethnicity and Ancestry. Oxford: Oxford University Press, 2011. 269 p.

LODI, Ana Claudia Balieiro. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 49–63, mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100004. Acesso em: 30 jun. 2023.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 237 p.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A língua da escola: alienante ou emancipadora. In: LARROSA, Jorge (Org.). Elogio da escola. Trad. Fernando Coelho. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. 318 p. p. 19–40.

MERTZANI, Maria. Para um currículo de língua de sinais e a experiência grega. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 62, p. 176–196, 2019. DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i62.19150. Acesso em: 28 jun. 2023.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. 245 p.

PONTIN, Bianca Ribeiro. Narrativas docentes sobre alunos surdos com implante coclear em escolas de surdos. 2021. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

QUADROS, Ronice Müller de; STUMPF, Marianne Rossi. Letras Libras EaD. In: QUADROS, Ronice Müller de (Org.). Letras Libras: ontem, hoje e amanhã. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014. 523 p. p. 9-35.

RIBEIRO, Gilmara dos Reis; BERTONHA, Giovanna; CASTRO, Juliana Nagaoka. Política linguística voltada para surdos no Brasil: reflexões sobre os domínios familiar e escolar. Revista Gatilho, Juiz de Fora, v. 18, n. 1, p. 211–230, out. 2020. DOI: https://doi.org/10.34019/1808-9461.2020.v18.27635. Acesso em: 28 jun. 2023.

SALGADO, Ana Claudia Peters; DIAS, Fernanda Henrique. Desenvolver a bilingualidade: foco da educação bilíngue e do ensino de línguas. Signo, Santa Cruz, v. 35, n. esp., p. 145–153, dez. 2010. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1426. Acesso em: 30 jun. 2023.

VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa. Educação de surdos: pensar uma política na prática. In: VICTOR, Sonia Lopes et al. (Orgs.). Práticas bilíngues: caminhos possíveis na educação dos surdos. Vitória: GM, 2010. 214 p. p. 15–31.

VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; TEIXEIRA, Keila Cardoso. A educação bilíngue para crianças surdas: surdez como experiência e infância como potência. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 26, p. 59–68, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12624. Acesso em: 30 jun. 2023.

WITCHS, Pedro Henrique. A situação minoritária dos surdos e sua vulnerabilidade linguística na educação. Cadernos Cedes, Campinas, v. 41, n. 114, p. 144–152, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/CC239651. Acesso em: 28 jun. 2023.

WITCHS, Pedro Henrique; LOPES, Maura Corcini. Surdez como matriz de experiência. Revista Espaço, Rio de Janeiro, n. 43, p. 32–48, jun. 2015. Disponível em: https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/article/view/1287. Acesso em: 28 jun. 2023.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 205 p.

Publié-e

2023-11-01

Comment citer

Borges, K. R., Teixeira, K. C., & Witchs, P. H. (2023). Efeitos da política brasileira de inclusão na educação linguística de uma criança surda na escola de Educação Infantil. Signo, 48(93), 92-102. https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18657

Numéro

Rubrique

v. 48, n. 93, 2023 - Educação bilíngue de surdos