Criação e uso de sinais compostos por surdos: um estudo com alunos do curso Letras-Libras da UFPI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18661

Palavras-chave:

Morfologia da Libras, Sinais compostos, Alunos surdos, Regularidades linguísticas

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as regularidades linguísticas e contextuais que conduzem à aceitabilidade e à criação de sinais compostos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) por alunos surdos do curso Letras-Libras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa tomando como base aspectos morfológicos da Libras e da Língua Portuguesa, com ênfase na descrição das regularidades linguísticas e contextuais subjacentes à percepção de três alunos surdos do primeiro período do referido curso. Catalogamos e mapeamos 55 sinais compostos dos quais verificamos quais eram iguais ou quais eram diferentes aos contados nas referências de Quadros e Karnopp (2004), Felipe (2006), Takahira (2012), Minussi e Takahira (2013), Figueiredo Silva e Sell (2009) e do dicionário Novo deit-Libras de Capovilla et al. (2009). Nas análises, identificamos regularidades linguísticas e contextuais subjacentes à percepção dos estudantes surdos sobre a aceitação e criação de sinais compostos relacionados aos seguintes fatores: economia linguística, fatores culturais, percepções visuais, percepções e compreensões conceituais e contextuais de mundo e aprendizado da língua.

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

Gomes, F., Pereira do Nascimento, G., & de Abreu Lopes , I. . (2023). Criação e uso de sinais compostos por surdos: um estudo com alunos do curso Letras-Libras da UFPI. Signo, 48(93), 130-149. https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18661

Edição

Seção

v. 48, n. 93, 2023 - Educação bilíngue de surdos