No Ordinary Love: O papel do receptor na midialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18855

Palavras-chave:

Intermidialidade, Midialidade, Produtor, Receptor, Mídia, No Ordinary Love

Resumo

Este artigo discute a relação tríade produtor/mídia/receptor desde o ponto de vista dos estudos da intermidialidade. Para isso, apresenta, em um primeiro momento, considerações sobre a produção e recepção de produtos compostos unicamente de linguagem verbal nos estudos sobre a leitura. A hipótese é de que configurações midiáticas compostas de diferentes modais solicitam de um multireceptor uma ativação sofisticada de diferentes processos cognitivos no momento da midialidade. O artigo é ilustrado pela análise das dinâmicas de produção e recepção de obras visuais, nomeadamente pinturas de Édouard Manet e Salman Toor. A referência teórica sobre a leitura se ancora em Vincent Jouve (2002), Wolfgang Iser (1996), Umberto Eco (1984, 2018); para os estudos da intermidialidade Claude Paul (2015), Irina Rajewsky (2012), Lars Elleström (2017, 2019, 2021)

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Biografia do Autor

Ana Luiza Ramazzina-Ghirardi, UNIFESP

Ana Luiza Ramazzina-Ghirardi é professora Associada do departamento de Letras da UNIFESP e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Língua e Literatura Francesa, USP. Pós-doutorado pela Universidade Paris-Sorbonne IV (supervisão de Dominique Maingueneau) e pela UNICAMP (supervisão de Viviane Veras). É líder do grupo de pesquisa Língua e Literatura: interdisciplinaridade e docência (CNPq), membro do grupo de pesquisa Intermídia (CNPq) e do grupo de pesquisa Intermidialidade: Literatura, Artes e Mídia (ANPOLL). Sua pesquisa recente centra no impacto dos conceitos de intermidialidade e multimodalidade sobre noções tradicionais de linguagem e literatura. É autora, entre outras obras, de “Intermidialidade: uma introdução” (Contexto, 2022).

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Ramazzina-Ghirardi, A. L. (2024). No Ordinary Love: O papel do receptor na midialidade. Signo, 49(94), 23-34. https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18855

Edição

Seção

v. 49, n. 94, 2024 - Leitura comparada das mídias