No Ordinary Love: O papel do receptor na midialidade
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18855Palavras-chave:
Intermidialidade, Midialidade, Produtor, Receptor, Mídia, No Ordinary LoveResumo
Este artigo discute a relação tríade produtor/mídia/receptor desde o ponto de vista dos estudos da intermidialidade. Para isso, apresenta, em um primeiro momento, considerações sobre a produção e recepção de produtos compostos unicamente de linguagem verbal nos estudos sobre a leitura. A hipótese é de que configurações midiáticas compostas de diferentes modais solicitam de um multireceptor uma ativação sofisticada de diferentes processos cognitivos no momento da midialidade. O artigo é ilustrado pela análise das dinâmicas de produção e recepção de obras visuais, nomeadamente pinturas de Édouard Manet e Salman Toor. A referência teórica sobre a leitura se ancora em Vincent Jouve (2002), Wolfgang Iser (1996), Umberto Eco (1984, 2018); para os estudos da intermidialidade Claude Paul (2015), Irina Rajewsky (2012), Lars Elleström (2017, 2019, 2021)
Downloads
Referências
Boutin, Jean-François. De la paralittérature à la littératie médiatique multimodale. In LEBRUN, Monique; LACELLE, Nathalie; BOUTIN, Jean-François. La littératie médiatique multimodale. Quebec: Presses de l’Université du Québec, 2012.
DEBRAY, Régis. Vie et mort de l’image : une histoire du regard en Occident. France: Éditions Gallimard, 1992
ECO, Umberto. Conceito de texto. Tradução de Carla Queiroz. São Paulo: Edusp, 1984.
ECO, Umberto. Lector in Fabula. Tradução Attílio Cancian. São Paulo: Editora Perspectiva LTDA, 2018.
ELLESTRÖM, Lars. Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. Porto Alegre: EdiPuc, 2017.
ELLESTRÖM, Lars. Transmedial Narration: Narratives and Stories in Different Media. London: Palgrave Macmillan, 2019.
ELLESTRÖM, Lars. As modalidades das mídias II: um modelo expandido para compreender as relações intermidiais. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021
FIORANI, Eleonora. Grammatica della comunicazione. Milão: Lupetti – Editori di Comunicazione, 2012.
FONTANA, Sabina. Linguaggio e Multimodalità – Gestualità e oralità nelle lingue vocali e nelle lingue dei segni. Pisa: Edizioni ETS, 2009.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura : uma teoria do efeito estético, vol. 1. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996a.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura : uma teoria do efeito estético, vol. 2. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996b.
JOUVE, Vincent. A leitura. Tradução de Brigitte Hervot. São Paulo : Editora UNESP, 2002.
PAUL, Claude. Comparatisme et intermédialité. Réflexions sur la relativité culturelle de la pratique intermédiale. Würzburg, Königshausen & Neumann, 2015.
PROUST, Marcel. Contra Sainte-Beuve. Tradução de Luciana Persice Nogueira-Pretti. Belo Horizonte, Ed. Âyiné, 2021.
RAJEWSKY, Irina. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. Tradução de Isabella Santos Mundim. In: DINIZ, T.F.N.; VIEIRA, A.S. (orgs.). Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012 (p.51-73).
RAMAZZINA-GHIRARDI, Ana Luiza. Da citação verbal à citação visual. In RAMAZZINA-GHIRARDI, AL. Intermidialidade: uma introdução. São Paulo: Editora Contexto, 2022 (p.107-112).
TOOR, Salman. No Ordinary Love. Nova York: Gregory R. Miller & Co., 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.