No Ordinary Love: O papel do receptor na midialidade
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18855Palabras clave:
Intermidialidade, Midialidade, Produtor, Receptor, Mídia, No Ordinary LoveResumen
Este artigo discute a relação tríade produtor/mídia/receptor desde o ponto de vista dos estudos da intermidialidade. Para isso, apresenta, em um primeiro momento, considerações sobre a produção e recepção de produtos compostos unicamente de linguagem verbal nos estudos sobre a leitura. A hipótese é de que configurações midiáticas compostas de diferentes modais solicitam de um multireceptor uma ativação sofisticada de diferentes processos cognitivos no momento da midialidade. O artigo é ilustrado pela análise das dinâmicas de produção e recepção de obras visuais, nomeadamente pinturas de Édouard Manet e Salman Toor. A referência teórica sobre a leitura se ancora em Vincent Jouve (2002), Wolfgang Iser (1996), Umberto Eco (1984, 2018); para os estudos da intermidialidade Claude Paul (2015), Irina Rajewsky (2012), Lars Elleström (2017, 2019, 2021)
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