Níveis de compreensão na leitura de textos informativos em diferentes mídias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18860

Palavras-chave:

Níveis de compreensão leitora, Leitura em diferentes meios, Textos informativos

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de investigar os níveis de compreensão das informações de textos acadêmicos e jornalísticos lidos em diferentes meios digitais e no meio impresso, a fim de verificar se há diferenças significativas na leitura nesses meios. A pesquisa se apoia no modelo de compreensão de Kintsch e Rawson (2013) e utiliza a taxonomia de Barret (1968) e sua adaptação na elaboração dos testes de compreensão. Trata-se de uma pesquisa quasi-experimental com 24 participantes, proficientes em língua inglesa e experientes em leitura, impressa e digital. O estudo envolveu a leitura de textos e a realização de testes de compreensão e retenção, para que fosse avaliado o quanto os leitores compreenderam dos textos lidos, dois acadêmicos (resumo e introdução de artigos científicos) e dois jornalísticos (uma noticia acadêmica e uma notícia jornalística) quando lidos em meios digitais diversos (celular, tablet e computador) e em meio impresso. Testes estatísticos (ANOVA e Teste t) não identificaram diferenças significativas na compreensão em relação ao texto lido ou ao meio de leitura. Embora os resultados não tenham revelado que a leitura em mídias digitais compromete – ou favorece – a compreensão de informações na leitura de textos acadêmicos e jornalísticos, futuras pesquisas são necessárias para a obtenção de resultados conclusivos.

Palavras-chave: Níveis de compreensão leitora; Leitura em diferentes meios; Textos informativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keyla Maria Frota Lemos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, coordena o Programa de Residência Pedagógica de Letras - Língua Inglesa e foi coordenadora do PIBID de Letras - Língua Inglesa de 2014 a 2016. Ocupa hoje também o cargo de chefe do Departamento de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da UERN. Na Pós-graduação, foi coordenadora do curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras da UERN. É doutora em Linguística pelo Programa de Doutorado em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Ex-bolsista Fulbright (2018/2019), atuou como pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia em Irvine, onde trabalhou com a Doutora Carol Connor em projetos desenvolvidos em escolas do estado e também dando continuidade à análise de dados da pesquisa de doutorado. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), possui graduação em Letras - Hab. em Português-Inglês-Literatura pela Universidade Federal do Ceará (2008). Ministra disciplinas e orienta trabalhos nas áreas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores, leitura, ensino e novas tecnologias.

Vládia Maria Cabral Borges, Universidade Federal do Ceará

Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1979). Possui mestrado em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (1996); tema da dissertação: processamento de textos em inglês como língua estrangeira. Ph.D. em Educação com área de concentração em Ensino de Inglês como Segunda Língua pela Universidade de Rhode Island, EUA (2006); tema da tese: Ensino-aprendizagem de línguas mediado pelo computador. Foi professora do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará de 1994 a 2019, lecionando disciplinas de língua inglesa e aquelas ligadas à formação e treinamento de professores. Coordenou a Licenciatura em Letras Inglês pela UFC-UAB, de 2007 a 2011, e a Licenciatura Noturna em Letras Inglês, de 2009 a 2011. Exerceu o cargo de Diretora do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, de 2011 a 2019. Coordenou ainda o Programa Inglês sem Fronteiras no âmbito da UFC, de 2013 a 2018. Atualmente, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística ,pesquisando e orientando pesquisas nas áreas de: processamento textual; aquisição de segunda língua; metodologia de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; e ensino-aprendizagem de línguas mediado por computador. 

Referências

ALLENDE, Felipe G.; CONDEMARÍN, Mabel. Leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. 216p.

BARON, Naomi S. Words on screen: the fate of reading in a digital world. New York: Oxford University Press, 2015. 320p.

BARON, Naomi. Why Digital Reading Is No Substitute for Print. The New Republic, [s.l.], 2016. Disponivel em: https://newrepublic.com/article/135326/digital-reading-no-substitute-print.

BARRETT, T. C. What is reading? Some current conceptions. In: ROBINSON, H. M. (Org.). Innovation of the National Society for the Study of Education. Chicago: University of Chicago Press, 1968.

BLOM, Helen et al. Comprehension and navigation of networked hypertexts. Journal of Computer Assisted Learning, [s.l.], v. 34, n. 3, p. 306-314, jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1111/jcal.12243.

CARR, Nicholas. The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains. 3ª Edição. New York: W. W. Norton & Company, 2020. 304p.

HADDOCK, Geoffrey et al. The medium can influence the message: Print-based versus digital reading influences how people process different types of written information. British journal of psychology, [s.l.], v. 111, n. 3, p. 443-459, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/bjop.12415.

KINTSCH, Walter. Comprehension: a paradigm for cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. 480p.

KINTSCH, Walter; RAWSON, Katherine A. Compreensão. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles (Org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 227-244.

LIU, Ziming. Reading behavior in the digital environment. Journal of Documentation, [s.l.], v. 61, n. 6, p. 700-712, dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1108/00220410510632040.

LOH, Chin Ee; SUN, Baoqi. The impact of technology use on adolescents' leisure reading preferences. Literacy. v. 56, n. 4, p. 275-401, out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/lit.12282

MANGEN et al. Reading linear texts on paper versus computer screen: Effects on reading comprehension. International Journal of Educational Research, [s.l.], v. 58, p. 61-68, jan. 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2012.12.002.

MARCUSCHI, Luiz A. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ORTLIEB et al. Evaluating the Efficacy of Using a Digital Reading Environment to Improve Reading Comprehension within a Reading Clinic. Reading Psychology, [s.l.], v. 35, n. 5, p. 397-421, abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/02702711.2012.683236.

PERBAL, Bernard. Neuroscience and psychological studies sustain the cognitive benefits of print reading. Journal of Cell Communication Signal, [s.l.], v. 11, p. 1-4, fev. 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s12079-017-0379-5.

SALMERÓN, L. et al. Scanning and deep processing of information in hypertext: an eye tracking and cued retrospective thinkaloud study. Journal of Computer Assisted Learning, [s.l.], v. 33, n. 3, p. 222- 233, jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/jcal.12152.

SHIBATA et al. Impact of the Use of a Touch Digital Reading Device in Immersive Reading. SID Simposium Digest of Technical Papers, [s.l.], v. 44, n. 1, p. 45-48, jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1002/j.2168-0159.2013.tb06136.x.

SINGER et al. 10. Profiling reading in print and digital mediums. Learning and Instruction, [s.l.], v. 57, p. 5-17, out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2018.04.001.

SINGER, Lauren M.; ALEXANDER, Patricia A. Reading Across Mediums: Effects of Reading Digital and Print Texts on Comprehension and Calibration. Journal of Experimental Education, [s.l.], v. 85, n. 1, p. 155-172, mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/00220973.2016.1143794.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Lemos, K. M. F., & Cabral Borges, V. M. . (2024). Níveis de compreensão na leitura de textos informativos em diferentes mídias. Signo, 49(94), 86-101. https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18860

Edição

Seção

v. 49, n. 94, 2024 - Leitura comparada das mídias