Níveis de compreensão na leitura de textos informativos em diferentes mídias

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18860

Mots-clés :

Níveis de compreensão leitora, Leitura em diferentes meios, Textos informativos

Résumé

Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de investigar os níveis de compreensão das informações de textos acadêmicos e jornalísticos lidos em diferentes meios digitais e no meio impresso, a fim de verificar se há diferenças significativas na leitura nesses meios. A pesquisa se apoia no modelo de compreensão de Kintsch e Rawson (2013) e utiliza a taxonomia de Barret (1968) e sua adaptação na elaboração dos testes de compreensão. Trata-se de uma pesquisa quasi-experimental com 24 participantes, proficientes em língua inglesa e experientes em leitura, impressa e digital. O estudo envolveu a leitura de textos e a realização de testes de compreensão e retenção, para que fosse avaliado o quanto os leitores compreenderam dos textos lidos, dois acadêmicos (resumo e introdução de artigos científicos) e dois jornalísticos (uma noticia acadêmica e uma notícia jornalística) quando lidos em meios digitais diversos (celular, tablet e computador) e em meio impresso. Testes estatísticos (ANOVA e Teste t) não identificaram diferenças significativas na compreensão em relação ao texto lido ou ao meio de leitura. Embora os resultados não tenham revelado que a leitura em mídias digitais compromete – ou favorece – a compreensão de informações na leitura de textos acadêmicos e jornalísticos, futuras pesquisas são necessárias para a obtenção de resultados conclusivos.

Palavras-chave: Níveis de compreensão leitora; Leitura em diferentes meios; Textos informativos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Keyla Maria Frota Lemos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, coordena o Programa de Residência Pedagógica de Letras - Língua Inglesa e foi coordenadora do PIBID de Letras - Língua Inglesa de 2014 a 2016. Ocupa hoje também o cargo de chefe do Departamento de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da UERN. Na Pós-graduação, foi coordenadora do curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras da UERN. É doutora em Linguística pelo Programa de Doutorado em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Ex-bolsista Fulbright (2018/2019), atuou como pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia em Irvine, onde trabalhou com a Doutora Carol Connor em projetos desenvolvidos em escolas do estado e também dando continuidade à análise de dados da pesquisa de doutorado. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), possui graduação em Letras - Hab. em Português-Inglês-Literatura pela Universidade Federal do Ceará (2008). Ministra disciplinas e orienta trabalhos nas áreas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores, leitura, ensino e novas tecnologias.

Vládia Maria Cabral Borges, Universidade Federal do Ceará

Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1979). Possui mestrado em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (1996); tema da dissertação: processamento de textos em inglês como língua estrangeira. Ph.D. em Educação com área de concentração em Ensino de Inglês como Segunda Língua pela Universidade de Rhode Island, EUA (2006); tema da tese: Ensino-aprendizagem de línguas mediado pelo computador. Foi professora do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará de 1994 a 2019, lecionando disciplinas de língua inglesa e aquelas ligadas à formação e treinamento de professores. Coordenou a Licenciatura em Letras Inglês pela UFC-UAB, de 2007 a 2011, e a Licenciatura Noturna em Letras Inglês, de 2009 a 2011. Exerceu o cargo de Diretora do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, de 2011 a 2019. Coordenou ainda o Programa Inglês sem Fronteiras no âmbito da UFC, de 2013 a 2018. Atualmente, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística ,pesquisando e orientando pesquisas nas áreas de: processamento textual; aquisição de segunda língua; metodologia de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; e ensino-aprendizagem de línguas mediado por computador. 

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Publié-e

2024-01-17

Comment citer

Lemos, K. M. F., & Cabral Borges, V. M. . (2024). Níveis de compreensão na leitura de textos informativos em diferentes mídias. Signo, 49(94), 86-101. https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18860

Numéro

Rubrique

v. 49, n. 94, 2024 - Leitura comparada das mídias