Níveis de compreensão na leitura de textos informativos em diferentes mídias
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18860Mots-clés :
Níveis de compreensão leitora, Leitura em diferentes meios, Textos informativosRésumé
Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de investigar os níveis de compreensão das informações de textos acadêmicos e jornalísticos lidos em diferentes meios digitais e no meio impresso, a fim de verificar se há diferenças significativas na leitura nesses meios. A pesquisa se apoia no modelo de compreensão de Kintsch e Rawson (2013) e utiliza a taxonomia de Barret (1968) e sua adaptação na elaboração dos testes de compreensão. Trata-se de uma pesquisa quasi-experimental com 24 participantes, proficientes em língua inglesa e experientes em leitura, impressa e digital. O estudo envolveu a leitura de textos e a realização de testes de compreensão e retenção, para que fosse avaliado o quanto os leitores compreenderam dos textos lidos, dois acadêmicos (resumo e introdução de artigos científicos) e dois jornalísticos (uma noticia acadêmica e uma notícia jornalística) quando lidos em meios digitais diversos (celular, tablet e computador) e em meio impresso. Testes estatísticos (ANOVA e Teste t) não identificaram diferenças significativas na compreensão em relação ao texto lido ou ao meio de leitura. Embora os resultados não tenham revelado que a leitura em mídias digitais compromete – ou favorece – a compreensão de informações na leitura de textos acadêmicos e jornalísticos, futuras pesquisas são necessárias para a obtenção de resultados conclusivos.
Palavras-chave: Níveis de compreensão leitora; Leitura em diferentes meios; Textos informativos.
Téléchargements
Références
ALLENDE, Felipe G.; CONDEMARÍN, Mabel. Leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. 216p.
BARON, Naomi S. Words on screen: the fate of reading in a digital world. New York: Oxford University Press, 2015. 320p.
BARON, Naomi. Why Digital Reading Is No Substitute for Print. The New Republic, [s.l.], 2016. Disponivel em: https://newrepublic.com/article/135326/digital-reading-no-substitute-print.
BARRETT, T. C. What is reading? Some current conceptions. In: ROBINSON, H. M. (Org.). Innovation of the National Society for the Study of Education. Chicago: University of Chicago Press, 1968.
BLOM, Helen et al. Comprehension and navigation of networked hypertexts. Journal of Computer Assisted Learning, [s.l.], v. 34, n. 3, p. 306-314, jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1111/jcal.12243.
CARR, Nicholas. The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains. 3ª Edição. New York: W. W. Norton & Company, 2020. 304p.
HADDOCK, Geoffrey et al. The medium can influence the message: Print-based versus digital reading influences how people process different types of written information. British journal of psychology, [s.l.], v. 111, n. 3, p. 443-459, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/bjop.12415.
KINTSCH, Walter. Comprehension: a paradigm for cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. 480p.
KINTSCH, Walter; RAWSON, Katherine A. Compreensão. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles (Org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 227-244.
LIU, Ziming. Reading behavior in the digital environment. Journal of Documentation, [s.l.], v. 61, n. 6, p. 700-712, dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1108/00220410510632040.
LOH, Chin Ee; SUN, Baoqi. The impact of technology use on adolescents' leisure reading preferences. Literacy. v. 56, n. 4, p. 275-401, out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/lit.12282
MANGEN et al. Reading linear texts on paper versus computer screen: Effects on reading comprehension. International Journal of Educational Research, [s.l.], v. 58, p. 61-68, jan. 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2012.12.002.
MARCUSCHI, Luiz A. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
ORTLIEB et al. Evaluating the Efficacy of Using a Digital Reading Environment to Improve Reading Comprehension within a Reading Clinic. Reading Psychology, [s.l.], v. 35, n. 5, p. 397-421, abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/02702711.2012.683236.
PERBAL, Bernard. Neuroscience and psychological studies sustain the cognitive benefits of print reading. Journal of Cell Communication Signal, [s.l.], v. 11, p. 1-4, fev. 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s12079-017-0379-5.
SALMERÓN, L. et al. Scanning and deep processing of information in hypertext: an eye tracking and cued retrospective thinkaloud study. Journal of Computer Assisted Learning, [s.l.], v. 33, n. 3, p. 222- 233, jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/jcal.12152.
SHIBATA et al. Impact of the Use of a Touch Digital Reading Device in Immersive Reading. SID Simposium Digest of Technical Papers, [s.l.], v. 44, n. 1, p. 45-48, jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1002/j.2168-0159.2013.tb06136.x.
SINGER et al. 10. Profiling reading in print and digital mediums. Learning and Instruction, [s.l.], v. 57, p. 5-17, out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2018.04.001.
SINGER, Lauren M.; ALEXANDER, Patricia A. Reading Across Mediums: Effects of Reading Digital and Print Texts on Comprehension and Calibration. Journal of Experimental Education, [s.l.], v. 85, n. 1, p. 155-172, mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/00220973.2016.1143794.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.