Orientações para a construção de materiais digitais focados na estimulação da compreensão leitora em pessoas idosas da comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18862

Palavras-chave:

Envelhecimento, Estimulação cognitiva, Leitura em meio digital

Resumo

Atualmente, os celulares tornam-se um novo suporte de leitura, modificando a forma de as pessoas lerem e se relacionarem com os textos. Todas as faixas etárias buscam utilizar as novas tecnologias, incluindo-se as pessoas idosas, que buscam entretenimento e conhecimento. Nesse contexto, o presente artigo busca  apresentar o desenvolvimento de um aplicativo voltado para a estimulação cognitiva por meio da linguagem, destacando-se as atividades de compreensão leitora. O artigo pretende igualmente fornecer subsídios para o desenvolvimento de tarefas linguísticas digitais no nível do texto, tanto para a pesquisa quanto para a clínica, incluindo o envelhecimento atípico; esses subsídios podem auxiliar tanto pesquisadores quando desenvolvedores de tarefas digitais. Baseando-se em estudos da compreensão leitora, do texto e da leitura digital no envelhecimento, foram desenvolvidas atividades na plataforma HTML5 Package (H5P). É apresentado o processo de desenvolvimento dos textos e das atividades interativas, assim como exemplos visuais das atividades e os cuidados tomados durante a criação – considerando o público de pessoas idosas e suas necessidades. Conclui-se que o uso de aplicativos voltados para a estimulação cognitiva por meio de tarefas linguísticas deve ser ampliado, pelo seu potencial para beneficiar pessoas idosas típicas e atípicas a ampliarem sua reserva cognitiva, mitigando os efeitos do envelhecimento no cérebro e oferecendo maior qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: Introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez, 2008.

BADDELEY, Alan; EYSENCK, Michael W.; ANDERSON, Michael C. Memory. 3. ed. Nova Iorque: Routledge, 2020.

BARRIE, Hannah et al. “Because I’m Old”: The Role of Ageism in Older Adults’ Experiences of Digital Literacy Training in Public Libraries. Journal of Technology in Human Services, v. 39, n. 4, p. 379–404, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/15228835.2021.1962477.

CHAROLLES, Michel. Introdução aos problemas da coerência dos textos: abordagem teórica e estudo das práticas pedagógicas. In: GALVES, Charlotte et. al (org.). O texto: leitura e escrita. Campinas: Pontes, 1988. p. 39–85.

CLARE, Linda; WOODS, Bob. Cognitive rehabilitation and cognitive training for early-stage Alzheimer’s disease and vascular dementia. Cochrane Database of Systematic Reviews, n. 4, p. 1–61, 2003. DOI: https://doi.org/10.1002/14651858.CD003260.

COTRENA, Charles et al. The Predictive Impact of Biological and Sociocultural Factors on Executive Processing: The Role of Age, Education, and Frequency of Reading and Writing Habits. Applied Neuropsychology: Adult, v. 23, n. 2, p. 75–84, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/23279095.2015.1012760.

DIAMOND, Adele. Executive functions. Annual Review of Psychology, v. 64, p. 135–168, 2013. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750

ESHET-ALKALI, Yoram; AMICHAI-HAMBURGER, Yair. Experiments in digital literacy. Cyberpsychology and Behavior, v. 7, n. 4, p. 421–429, 2004. DOI: https://doi.org/10.1089/cpb.2004.7.421

GIASSON, Jocelyn. Compreensão na Leitura. Porto: Editora Asa, 2000.

GRAESSER, Arthur C. An Introduction to Strategic Reading Comprehension. In: MCNAMARA, Danielle (org.). Reading Comprehension Strategies: Theories, Interventions, and Technologies. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2007. p. 3–26.

HALLIDAY, Michael; HASAN, Ruqaiya. Cohesion in English. Londres: Longman, 1976.

HOU, Jinghui; WU, Yijie; HARRELL, Erin. Reading on paper and screen among senior adults: Cognitive map and technophobia. Frontiers in Psychology, v. 8, 2017. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.02225.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Recurso online, 2022.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Coerência Textual. São Paulo: Contexto, 2001.

LI, Qingchuan; LUXIMON, Y. Older adults’ use of mobile device: usability challenges while navigating various interfaces. Behaviour and Information Technology, v. 39, n. 8, p. 837–861, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/0144929X.2019.1622786.

LIN, Lin Miao; MOORE, De Wayne; ZABRUCKY, Karen M. Metacomprehension knowledge and comprehension of expository and narrative texts among younger and older adults. Educational Gerontology, v. 26, n. 8, p. 737–749, 2000. DOI: https://doi.org/10.1080/036012700300001395

MALCORRA, Bárbara Luzia Covatti et al. Lower Education and Reading and Writing Habits Are Associated With Poorer Oral Discourse Production in Typical Adults and Older Adults. Frontiers in Psychology, v. 13, 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.740337

MOSS, Barbara. Teaching expository structures through information trade book retellings. The Reading Teacher, v. 57, n. 8, p. 710–718, 2014.

NUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

OAKHILL, Jane; CAIN, Kate. Reading Comprehension Difficulties: Correlates, Causes, and Consequences. In: Children’s comprehension problems in oral and written language: A cognitive perspective. Nova Iorque: The Guilford Press, 2007. p. 41–75.

OMS, Organização Mundial de Saúde. World health statistics 2022: monitoring health for the SDGs, sustainable development goals. Geneva: 2022.

REUTER-LORENZ, Patricia A.; PARK, Denise C. How Does it STAC Up? Revisiting the Scaffolding Theory of Aging and Cognition. Neuropsychology Review, n. 3, p. 355–370, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s11065-014-9270-9

RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela: letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Recurso Online: Autêntica Editora, 2017. p. 71–87.

ROAZZI, Antonio et al. Compreensão de texto e modelos teóricos explicativos: a influência de fatores linguísticos, cognitivos e metacognitivos. In: MOTA, Márcia Peruzzi E.; SPINILLO, Alina (org.). Compreensão de Textos. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013. p. 42–85.

SALTHOUSE, Timothy A. The processing-speed theory of adult age differences in cognition. Psychological Review, v. 103, n. 3, p. 403–428, 1996. DOI: https://doi.org/

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Conversa com pais e professores sobre leitura. In: FLÔRES, Onici Claro; GABRIEL, Rosângela (org.). O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares. 1. ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2017. p. 13–20.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. O processamento bottom-up na leitura. Revista de estudos linguísticos Veredas On-line, v. 2, p. 24–33, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25168.

STERN, Yaakov et al. Whitepaper: Defining and investigating cognitive reserve, brain reserve, and brain maintenance. Alzheimer's and Dementia, v. 16, n. 9, p. 1305–1311, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jalz.2018.07.219

TSAI, Hsin Yi Sandy; SHILLAIR, Ruth; COTTEN, Shelia R. Social Support and Playing Around: An Examination of How Older Adults Acquire Digital Literacy with Tablet Computers. Journal of Applied Gerontology, v. 36, n. 1, p. 29–55, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/0733464815609440.

TUN, Patricia A. Age Differences in Processing Expository and Narrative Text. Journal of Gerontology, v. 44, n. 1, p. 9–14, 1989. DOI: https://doi.org/10.1093/geronj/44.1.p9

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Santana Schmidt, D., & Cristine Hübner, L. (2024). Orientações para a construção de materiais digitais focados na estimulação da compreensão leitora em pessoas idosas da comunidade. Signo, 49(94), 73-85. https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18862

Edição

Seção

v. 49, n. 94, 2024 - Leitura comparada das mídias