Orientações para a construção de materiais digitais focados na estimulação da compreensão leitora em pessoas idosas da comunidade

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18862

Mots-clés :

Envelhecimento, Estimulação cognitiva, Leitura em meio digital

Résumé

Atualmente, os celulares tornam-se um novo suporte de leitura, modificando a forma de as pessoas lerem e se relacionarem com os textos. Todas as faixas etárias buscam utilizar as novas tecnologias, incluindo-se as pessoas idosas, que buscam entretenimento e conhecimento. Nesse contexto, o presente artigo busca  apresentar o desenvolvimento de um aplicativo voltado para a estimulação cognitiva por meio da linguagem, destacando-se as atividades de compreensão leitora. O artigo pretende igualmente fornecer subsídios para o desenvolvimento de tarefas linguísticas digitais no nível do texto, tanto para a pesquisa quanto para a clínica, incluindo o envelhecimento atípico; esses subsídios podem auxiliar tanto pesquisadores quando desenvolvedores de tarefas digitais. Baseando-se em estudos da compreensão leitora, do texto e da leitura digital no envelhecimento, foram desenvolvidas atividades na plataforma HTML5 Package (H5P). É apresentado o processo de desenvolvimento dos textos e das atividades interativas, assim como exemplos visuais das atividades e os cuidados tomados durante a criação – considerando o público de pessoas idosas e suas necessidades. Conclui-se que o uso de aplicativos voltados para a estimulação cognitiva por meio de tarefas linguísticas deve ser ampliado, pelo seu potencial para beneficiar pessoas idosas típicas e atípicas a ampliarem sua reserva cognitiva, mitigando os efeitos do envelhecimento no cérebro e oferecendo maior qualidade de vida.

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Publié-e

2024-01-17

Comment citer

Santana Schmidt, D., & Cristine Hübner, L. (2024). Orientações para a construção de materiais digitais focados na estimulação da compreensão leitora em pessoas idosas da comunidade. Signo, 49(94), 73-85. https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18862

Numéro

Rubrique

v. 49, n. 94, 2024 - Leitura comparada das mídias