A formação do leitor principiante: uma reflexão sobre o todo e as partes no processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.18946Palavras-chave:
Leitura, Alfabetização, Princípio alfabéticoResumo
Este trabalho propõe-se a apresentar uma reflexão sobre a formação do leitor principiante, ou seja, aquele que inicia seu contato com a leitura e a escrita, em fase de alfabetização. Para tanto, tem como objetivo explanar questões teóricas pouco exploradas na formação do alfabetizador, além de apontar caminhos para a mudança do cenário nacional quanto aos baixos índices de leitura. O artigo explora o aspecto cognitivo da leitura quanto às etapas anteriores à relação grafêmico-fonêmica, especificamente no que diz respeito ao reconhecimento das letras e ao necessário processo de dissimetrização para a leitura (reciclagem neuronal), enfatiza a importância da via fonológica de leitura durante o processo de alfabetização, apresenta as diferentes relações entre grafemas e fonemas presentes no sistema alfabético do Português Brasileiro (PB) e destaca o imprescindível desenvolvimento da consciência fonêmica como caminho para minimizar os problemas de alfabetização que se estendem ao longo da formação do leitor em séries finais da Educação Básica.
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