A formação do leitor principiante: uma reflexão sobre o todo e as partes no processo de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.18946

Palavras-chave:

Leitura, Alfabetização, Princípio alfabético

Resumo

Este trabalho propõe-se a apresentar uma reflexão sobre a formação do leitor principiante, ou seja, aquele que inicia seu contato com a leitura e a escrita, em fase de alfabetização. Para tanto, tem como objetivo explanar questões teóricas pouco exploradas na formação do alfabetizador, além de apontar caminhos para a mudança do cenário nacional quanto aos baixos índices de leitura. O artigo explora o aspecto cognitivo da leitura quanto às etapas anteriores à relação grafêmico-fonêmica, especificamente no que diz respeito ao reconhecimento das letras e ao necessário processo de dissimetrização para a leitura (reciclagem neuronal), enfatiza a importância da via fonológica de leitura durante o processo de alfabetização, apresenta as diferentes relações entre grafemas e fonemas presentes no sistema alfabético do Português Brasileiro (PB) e destaca o imprescindível desenvolvimento da consciência fonêmica como caminho para minimizar os problemas de alfabetização que se estendem ao longo da formação do leitor em séries finais da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Tania Mikaela Garcia Roberto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Mikaela Roberto é professora associada de Língua Portuguesa dos cursos de Letras da UFRRJ e professora permanente no Mestrado Profissional em Letras (Profletras), onde ministra a disciplina de Fonologia, Variação e Ensino. Com Pós-Doutorado (2020) e Doutorado (2008) em Psicolinguística pela UFSC, com estágio sanduíche na Université Libre de Bruxelles (ULB, 2006), tem Mestrado (2002) em Línguística Aplicada (Linguística de Corpus) pela mesma instituição e Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, 1998). Foi professora visitante da Universidade de Lisboa (UL, 2006), em decorrência de sua pesquisa de Doutorado. Coordena o grupo de pesquisa do DGP do CNPq intitulado NEPEL - Núcleo de Estudos sobre Prosódia e Ensino de Língua -, cujas linhas de pesquisa, uma sobre Ensino de Língua e a outra sobre Estudos de Prosódia, abarcam os projetos do grupo. Atualmente, a pesquisadora desenvolve o projeto em início intitulado "Ensino de ortografia: Categorização dos erros e encaminhamentos pedagógicos" (2023-2026) e se prepara, por meio de encontros semanais com os demais integrantes do NEPEL para iniciar em 2024 o projeto intitulado "Análise prosódica da fala de autistas: contribuições para a descrição de padrões linguísticos no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)". Participa do comitê de pesquisa de Letras, Linguística e Artes (PIBIC) e do comitê de ética em pesquisa da área de Ciências Humanas da UFRRJ. Faz parte dos Colegiados dos cursos de Letras, de Educação Física e do Departamento de Letras e Comunicação da UFRRJ. É cantora, escritora e editora, ministrando cursos e palestras sobre os temas de seu interesse.

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

Roberto, T. M. G. (2024). A formação do leitor principiante: uma reflexão sobre o todo e as partes no processo de alfabetização. Signo, 49(95), 55-70. https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.18946

Edição

Seção

v. 49, n. 95, 2024 – Futuros em ancestralidade: linguagens, culturas e identidad