Tratamento da literatura em documentos normativos do PNLD literário 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v50i97.19934

Palavras-chave:

Leitura literária, Pedagogismo, PNLD Literário 2023

Resumo

A literatura para crianças e jovens vem sendo objeto de editais do Governo Federal, como uma forma de assegurar sua presença em salas de aula das escolas públicas brasileiras. Programas são criados, mas tende a haver uma descontinuidade nos processos. Considerando tal contexto, este artigo insere-se nos estudos de investigação que se ocupam das dimensões artísticas e educativas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) literário. O artigo objetiva analisar o modo como documentos normativos atinentes à edição do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) literário 2023 tratam a literatura, por meio da análise do Decreto 9099/2017 (Brasil, 2017), do Edital nº 01/2021 (Brasil, 2021) e da ficha de avaliação (Brasil, 2023) usada para examinar as obras inscritas. Trata-se de estudo qualitativo ancorado na análise documental. Após a discussão de indicadores postos no Decreto (Brasil, 2017) e no Edital (Brasil, 2021), como também da exposição de campos da ficha (Brasil, 2023), aponta-se que a avaliação das obras literárias no escopo de material didático tende a diminuir as suas funções, em prol de fins instrumentais, associados, por exemplo, a aprendizagens atinentes à alfabetização. Com a investigação, almeja-se o tensionamento de concepções que norteiam a política pública voltada à leitura literária, a fim de contribuir para sua qualificação.

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Biografia do Autor

Lívia Berro Mezacasa, Universidade de Caxias do Sul

Especialista MBA em Gestão escolar pela Universidade de São Paulo (2019). Assessora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Leitura e Literatura.

http://lattes.cnpq.br/1090267811695874

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Letras (2001). Professora titular na Universidade de Caxias do Sul. Líder do grupo de pesquisa Observatório de leitura e de literatura.

http://lattes.cnpq.br/1742135960263892

Marli Cristina Tasca Marangoni, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (2015).  Professora da Rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves. Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório de leitura e de literatura.

http://lattes.cnpq.br/4549042852032510

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Publicado

2025-02-18

Como Citar

Berro Mezacasa, L., Brocchetto Ramos, F., & Tasca Marangoni, M. C. (2025). Tratamento da literatura em documentos normativos do PNLD literário 2023. Signo, 50(97), 167-182. https://doi.org/10.17058/signo.v50i97.19934