Ensino de estratégias de leitura mediadas por computador: experiência do projeto PRALER

Adriana Nascimento Bodolay, Everton Fêrrêr de Oliveira, Maria Elia Martins, Yanna Karlla Cunha

Resumo


O uso do computador como instrumento nas práticas de aprendizagem a distância traz um desafio ao professor: como manter o diálogo com o aluno durante esse processo. Motivados por essa questão, criamos no ambiente virtual Moodle uma sala de aula de leitura, com a proposta de desenvolver habilidades e competências necessárias ao aluno ingressante na graduação. O objetivo deste texto é apresentar quais os princípios norteadores da nossa discussão bem como elucidar como foram feitas as atividades para esse fim. Partimos de uma concepção cognitivista (Solé, 1998), desenvolvendo atividades de estratégias de leitura, que acreditamos serem necessárias para um aluno de graduação. Os resultados dessa experiência apontam para a elaboração de exercícios em que haja interação entre aluno, tutor e o objeto a ser estudado: o texto.

Palavras-chave


leitura, ensino a distância, educação superior

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v36i61.2135

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo