Ensino de estratégias de leitura mediadas por computador: experiência do projeto PRALER

Autores

  • Adriana Nascimento Bodolay
  • Everton Fêrrêr de Oliveira
  • Maria Elia Martins
  • Yanna Karlla Cunha

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2135

Palavras-chave:

leitura, ensino a distância, educação superior

Resumo

O uso do computador como instrumento nas práticas de aprendizagem a distância traz um desafio ao professor: como manter o diálogo com o aluno durante esse processo. Motivados por essa questão, criamos no ambiente virtual Moodle uma sala de aula de leitura, com a proposta de desenvolver habilidades e competências necessárias ao aluno ingressante na graduação. O objetivo deste texto é apresentar quais os princípios norteadores da nossa discussão bem como elucidar como foram feitas as atividades para esse fim. Partimos de uma concepção cognitivista (Solé, 1998), desenvolvendo atividades de estratégias de leitura, que acreditamos serem necessárias para um aluno de graduação. Os resultados dessa experiência apontam para a elaboração de exercícios em que haja interação entre aluno, tutor e o objeto a ser estudado: o texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

Bodolay, A. N., Oliveira, E. F. de, Martins, M. E., & Cunha, Y. K. (2011). Ensino de estratégias de leitura mediadas por computador: experiência do projeto PRALER. Signo, 36(61), 356-369. https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2135

Edição

Seção

O texto na educação