Ensino de estratégias de leitura mediadas por computador: experiência do projeto PRALER

Auteurs-es

  • Adriana Nascimento Bodolay
  • Everton Fêrrêr de Oliveira
  • Maria Elia Martins
  • Yanna Karlla Cunha

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2135

Mots-clés :

leitura, ensino a distância, educação superior

Résumé

O uso do computador como instrumento nas práticas de aprendizagem a distância traz um desafio ao professor: como manter o diálogo com o aluno durante esse processo. Motivados por essa questão, criamos no ambiente virtual Moodle uma sala de aula de leitura, com a proposta de desenvolver habilidades e competências necessárias ao aluno ingressante na graduação. O objetivo deste texto é apresentar quais os princípios norteadores da nossa discussão bem como elucidar como foram feitas as atividades para esse fim. Partimos de uma concepção cognitivista (Solé, 1998), desenvolvendo atividades de estratégias de leitura, que acreditamos serem necessárias para um aluno de graduação. Os resultados dessa experiência apontam para a elaboração de exercícios em que haja interação entre aluno, tutor e o objeto a ser estudado: o texto.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié-e

2011-07-01

Comment citer

Bodolay, A. N., Oliveira, E. F. de, Martins, M. E., & Cunha, Y. K. (2011). Ensino de estratégias de leitura mediadas por computador: experiência do projeto PRALER. Signo, 36(61), 356-369. https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2135

Numéro

Rubrique

O texto na educação