Ensino de estratégias de leitura mediadas por computador: experiência do projeto PRALER
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2135Mots-clés :
leitura, ensino a distância, educação superiorRésumé
O uso do computador como instrumento nas práticas de aprendizagem a distância traz um desafio ao professor: como manter o diálogo com o aluno durante esse processo. Motivados por essa questão, criamos no ambiente virtual Moodle uma sala de aula de leitura, com a proposta de desenvolver habilidades e competências necessárias ao aluno ingressante na graduação. O objetivo deste texto é apresentar quais os princípios norteadores da nossa discussão bem como elucidar como foram feitas as atividades para esse fim. Partimos de uma concepção cognitivista (Solé, 1998), desenvolvendo atividades de estratégias de leitura, que acreditamos serem necessárias para um aluno de graduação. Os resultados dessa experiência apontam para a elaboração de exercícios em que haja interação entre aluno, tutor e o objeto a ser estudado: o texto.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.