Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais

Lorena Lima Barbosa, Vládia Maria Cabral Borges

Resumo


Este artigo analisa a participação de tutores em fóruns educacionais visando verificar se sua participação influencia a do aluno e que tipos de comentários feitos pelo tutor despertam uma maior motivação para o aluno participar do fórum. O contexto de pesquisa é a disciplina Língua Inglesa III B – Compreensão e Produção Escrita, ministrada na Licenciatura Semipresencial de Letras (Inglês) da UFC/UAB. A coleta dos dados se processou em três fóruns de três tutores, totalizando nove fóruns analisados. Os resultados demonstram a importância da participação frequente, questionadora e desafiadora do tutor para sustentar a participação e interação dos alunos no fórum.

Palavras-chave


Fórum. Ensino a distância. Mediação pedagógica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v36i61.2137

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo