Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais

Autores/as

  • Lorena Lima Barbosa
  • Vládia Maria Cabral Borges

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2137

Palabras clave:

Fórum. Ensino a distância. Mediação pedagógica

Resumen

Este artigo analisa a participação de tutores em fóruns educacionais visando verificar se sua participação influencia a do aluno e que tipos de comentários feitos pelo tutor despertam uma maior motivação para o aluno participar do fórum. O contexto de pesquisa é a disciplina Língua Inglesa III B – Compreensão e Produção Escrita, ministrada na Licenciatura Semipresencial de Letras (Inglês) da UFC/UAB. A coleta dos dados se processou em três fóruns de três tutores, totalizando nove fóruns analisados. Os resultados demonstram a importância da participação frequente, questionadora e desafiadora do tutor para sustentar a participação e interação dos alunos no fórum.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2011-07-01

Cómo citar

Barbosa, L. L., & Borges, V. M. C. (2011). Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais. Signo, 36(61), 401-421. https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2137

Número

Sección

O texto na educação