Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais

Auteurs-es

  • Lorena Lima Barbosa
  • Vládia Maria Cabral Borges

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2137

Mots-clés :

Fórum. Ensino a distância. Mediação pedagógica

Résumé

Este artigo analisa a participação de tutores em fóruns educacionais visando verificar se sua participação influencia a do aluno e que tipos de comentários feitos pelo tutor despertam uma maior motivação para o aluno participar do fórum. O contexto de pesquisa é a disciplina Língua Inglesa III B – Compreensão e Produção Escrita, ministrada na Licenciatura Semipresencial de Letras (Inglês) da UFC/UAB. A coleta dos dados se processou em três fóruns de três tutores, totalizando nove fóruns analisados. Os resultados demonstram a importância da participação frequente, questionadora e desafiadora do tutor para sustentar a participação e interação dos alunos no fórum.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié-e

2011-07-01

Comment citer

Barbosa, L. L., & Borges, V. M. C. (2011). Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais. Signo, 36(61), 401-421. https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2137

Numéro

Rubrique

O texto na educação