Pais contadores de histórias, filhos futuros leitores

Autores

  • Ana Paula Rigatti Scherer

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2315

Palavras-chave:

Contação. Família. Letramento. Linguagem

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de contação de histórias entre pais e filhos inseridas em escolas infantis da rede pública. Embasando-se no que diz McGuinness (2006), de que os pais podem fazer a diferença no aparato linguístico de seus filhos, o trabalho justifica-se pelo fato de que a contação de histórias entre pais e filhos pode, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades lingüísticas importantes para a fala, escrita e a leitura, oferecer um ambiente de letramento, pouco vivenciado por crianças menos favorecidas socialmente. O trabalho ocorreu em duas escolas de educação infantil com crianças de 3 a 5 anos. Foram realizados encontros com os pais das escolas explicando a importância do projeto. Após foram distribuídas “sacolas de leitura” às turmas contendo livros de literatura para serem lidos às crianças e/ou manuseados por elas, juntamente de revistas para os pais. Após todas as crianças terem levado a sacola para casa, foram realizadas entrevistas com os pais para saber da opinião dos mesmos a respeito do projeto. Conforme resposta dos pais, a atividade de contação de histórias foi positiva, oferecendo benefícios tanto afetivos, como lingüísticos para a criança, e para tanto, deve continuar como hábito familiar.

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Publicado

2012-01-04

Como Citar

Scherer, A. P. R. (2012). Pais contadores de histórias, filhos futuros leitores. Signo, 37(62), 318-334. https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2315

Edição

Seção

Compreensão leitora