Pais contadores de histórias, filhos futuros leitores
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2315Palabras clave:
Contação. Família. Letramento. LinguagemResumen
O presente trabalho apresenta uma proposta de contação de histórias entre pais e filhos inseridas em escolas infantis da rede pública. Embasando-se no que diz McGuinness (2006), de que os pais podem fazer a diferença no aparato linguístico de seus filhos, o trabalho justifica-se pelo fato de que a contação de histórias entre pais e filhos pode, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades lingüísticas importantes para a fala, escrita e a leitura, oferecer um ambiente de letramento, pouco vivenciado por crianças menos favorecidas socialmente. O trabalho ocorreu em duas escolas de educação infantil com crianças de 3 a 5 anos. Foram realizados encontros com os pais das escolas explicando a importância do projeto. Após foram distribuídas “sacolas de leitura” às turmas contendo livros de literatura para serem lidos às crianças e/ou manuseados por elas, juntamente de revistas para os pais. Após todas as crianças terem levado a sacola para casa, foram realizadas entrevistas com os pais para saber da opinião dos mesmos a respeito do projeto. Conforme resposta dos pais, a atividade de contação de histórias foi positiva, oferecendo benefícios tanto afetivos, como lingüísticos para a criança, e para tanto, deve continuar como hábito familiar.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.