Discurso, memória e trajetos de leitura sobre natureza morta

Autores

  • Denise Gabriel Witzel
  • João Marcos Mateus Kogawa

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2791

Palavras-chave:

análise do discurso, leitura, sujeito-leitor, natureza morta

Resumo

A finalidade deste estudo é apresentar, na perspectiva da Análise do Discurso, um quadro de reflexão teórica sobre a leitura, com o intuito de orientar práticas de leitura no contexto escolar, tomando como objeto de análise textos sincréticos que tocam na problemática ambiental. Norteamo-nos pelo fato de que o sujeito se constitui como leitor dentro de uma memória social intericônica e intertextual e que, na perspectiva da AD, o leitor é uma posição de sujeito historicamente determinada. Assim, privilegiando o papel da memória – ativada por meio da retomada de palavras e imagens que se entrecruzam no ato interpretativo – na construção de sentidos sobre a degradação do meio ambiente, rastreamos no material selecionado traços que apontam a constituição histórica do sujeito-leitor e as relações estabelecidas entre esse sujeito e a circulação de sentidos advindos da interdiscursividade que se instaura no intercruzamento da história da arte com o discurso científico-tecnológico e o ecológico.

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Publicado

2012-07-05

Como Citar

Witzel, D. G., & Kogawa, J. M. M. (2012). Discurso, memória e trajetos de leitura sobre natureza morta. Signo, 37(63), 257-272. https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2791