Discurso, memória e trajetos de leitura sobre natureza morta
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2791Palavras-chave:
análise do discurso, leitura, sujeito-leitor, natureza mortaResumo
A finalidade deste estudo é apresentar, na perspectiva da Análise do Discurso, um quadro de reflexão teórica sobre a leitura, com o intuito de orientar práticas de leitura no contexto escolar, tomando como objeto de análise textos sincréticos que tocam na problemática ambiental. Norteamo-nos pelo fato de que o sujeito se constitui como leitor dentro de uma memória social intericônica e intertextual e que, na perspectiva da AD, o leitor é uma posição de sujeito historicamente determinada. Assim, privilegiando o papel da memória – ativada por meio da retomada de palavras e imagens que se entrecruzam no ato interpretativo – na construção de sentidos sobre a degradação do meio ambiente, rastreamos no material selecionado traços que apontam a constituição histórica do sujeito-leitor e as relações estabelecidas entre esse sujeito e a circulação de sentidos advindos da interdiscursividade que se instaura no intercruzamento da história da arte com o discurso científico-tecnológico e o ecológico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.