Da literatura ao pensamento

Autores

  • Gustavo Bernardo

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2833

Resumo

Apresento uma concepção pessoal do ensino de literatura, condensando a discussão das principais questões que o afetam: a singularidade da disciplina entre as demais disciplinas escolares; a crítica do realismo como valor dominante; a importância do exemplo; os efeitos da desvalorização salarial e moral do professor; a praga das adaptações literárias para jovens. A partir dessas questões, apresento cinco modos de leitura e ensino do texto literário, a saber: ler como resposta; ler como pergunta; a leitura ingênua; a leitura crítica; a leitura teórica. Concluo pela necessidade de proteção radical à dúvida, fundadora da literatura e do próprio pensamento.

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Publicado

2012-01-04

Como Citar

Bernardo, G. (2012). Da literatura ao pensamento. Signo, 37(62), 16-25. https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2833