Da literatura ao pensamento
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2833Resumen
Apresento uma concepção pessoal do ensino de literatura, condensando a discussão das principais questões que o afetam: a singularidade da disciplina entre as demais disciplinas escolares; a crítica do realismo como valor dominante; a importância do exemplo; os efeitos da desvalorização salarial e moral do professor; a praga das adaptações literárias para jovens. A partir dessas questões, apresento cinco modos de leitura e ensino do texto literário, a saber: ler como resposta; ler como pergunta; a leitura ingênua; a leitura crítica; a leitura teórica. Concluo pela necessidade de proteção radical à dúvida, fundadora da literatura e do próprio pensamento.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.