Impressões sobre o ensino de literatura: uma pesquisa de estágio

Autores

  • Natália Pinto Rebouças
  • Danielle de Almeida Menezes

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2963

Palavras-chave:

ensino. Literatura. papel do professor

Resumo

Esta pesquisa, desenvolvida simultaneamente com o estágio supervisionado obrigatório em Prática de Ensino de Português-Inglês da UFRJ, tem por objetivo discutir o ensino de Literatura em uma escola pública federal. Embora o estudo de um contexto de ensino seja limitado, pensar sobre a realidade a que se tem acesso enquanto professor em pré-serviço é fundamental para uma prática docente reflexiva (Freire, 1978). Os resultados revelam que o ensino de Literatura, para os participantes, pauta-se em práticas tradicionais e demonstram a necessidade de que essas práticas sejam repensadas a fim de que façam sentido para os alunos. O caráter inovador da pesquisa está em partir primeiramente das impressões dos alunos, dando voz a eles, e com estas analisar as práticas no ensino de literatura, pensando em que medida a prática atual se aproxima da realidade de leitura do aluno e o estimula a se desenvolver enquanto leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-05

Como Citar

Rebouças, N. P., & Menezes, D. de A. (2012). Impressões sobre o ensino de literatura: uma pesquisa de estágio. Signo, 37(63), 225-245. https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2963