Impressões sobre o ensino de literatura: uma pesquisa de estágio
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2963Palabras clave:
ensino. Literatura. papel do professorResumen
Esta pesquisa, desenvolvida simultaneamente com o estágio supervisionado obrigatório em Prática de Ensino de Português-Inglês da UFRJ, tem por objetivo discutir o ensino de Literatura em uma escola pública federal. Embora o estudo de um contexto de ensino seja limitado, pensar sobre a realidade a que se tem acesso enquanto professor em pré-serviço é fundamental para uma prática docente reflexiva (Freire, 1978). Os resultados revelam que o ensino de Literatura, para os participantes, pauta-se em práticas tradicionais e demonstram a necessidade de que essas práticas sejam repensadas a fim de que façam sentido para os alunos. O caráter inovador da pesquisa está em partir primeiramente das impressões dos alunos, dando voz a eles, e com estas analisar as práticas no ensino de literatura, pensando em que medida a prática atual se aproxima da realidade de leitura do aluno e o estimula a se desenvolver enquanto leitor.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.