Análise do diagnóstico do desempenho em leitura: Provinha Brasil vs. fluência em leitura oral

Ayane Nararela Santos Almeida, Raquel Meister Ko. Freitag

Resumo


Analisamos, por meio dos resultados obtidos na aplicação do Teste 2 da Provinha Brasil 2011 e de uma matriz de competência de fluência em leitura oral, o desempenho dos alfabetizandos na fluência em leitura oral e sua convergência com o desempenho na Provinha Brasil. Como corpus, tomamos quatro histórias sem imagens para que alunos, do 2º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Aracaju, fizessem a leitura oral. Durante a análise, correlacionamos a competência de fluência em leitura oral desenvolvida pelos alunos, e verificada por meio da matriz proposta neste estudo, com os resultados obtidos no Teste 2 da Provinha Brasil 2011. Concluímos que a articulação entre a matriz de competência de fluência em leitura oral em conjunto com a matriz de referência da Provinha Brasil 2011 permite contribuir significativamente para o aprimoramento da competência comunicativa e letramento do aluno alfabetizando.

Palavras-chave


Ensino. Letramento. Provinha Brasil. Leitura oral.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v37i63.2967

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