Análise do diagnóstico do desempenho em leitura: Provinha Brasil vs. fluência em leitura oral

Autores/as

  • Ayane Nararela Santos Almeida
  • Raquel Meister Ko. Freitag

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2967

Palabras clave:

Ensino. Letramento. Provinha Brasil. Leitura oral.

Resumen

Analisamos, por meio dos resultados obtidos na aplicação do Teste 2 da Provinha Brasil 2011 e de uma matriz de competência de fluência em leitura oral, o desempenho dos alfabetizandos na fluência em leitura oral e sua convergência com o desempenho na Provinha Brasil. Como corpus, tomamos quatro histórias sem imagens para que alunos, do 2º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Aracaju, fizessem a leitura oral. Durante a análise, correlacionamos a competência de fluência em leitura oral desenvolvida pelos alunos, e verificada por meio da matriz proposta neste estudo, com os resultados obtidos no Teste 2 da Provinha Brasil 2011. Concluímos que a articulação entre a matriz de competência de fluência em leitura oral em conjunto com a matriz de referência da Provinha Brasil 2011 permite contribuir significativamente para o aprimoramento da competência comunicativa e letramento do aluno alfabetizando.

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Publicado

2012-07-05

Cómo citar

Almeida, A. N. S., & Freitag, R. M. K. (2012). Análise do diagnóstico do desempenho em leitura: Provinha Brasil vs. fluência em leitura oral. Signo, 37(63), 98-110. https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2967

Número

Sección

Dificuldades no aprendizado e processamento da leitura