O blog de notícias: do hipergênero ao hiperleitor

Autores

  • José Wanderley Souza Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Vânia Lúcia Menezes Torga

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4165

Resumo

À luz dos estudos bakhtinianos sobre a teoria da enunciação e dos gêneros do discurso, o presente trabalho tem como objetivo discutir as estratégias discursivas utilizadas por autor/leitor em blog de notícias, na internet. Com base nas concepções de Bakhtin, são abordadas as estratégias discursivas presentes no blog Pimenta na Muqueca, considerando-se a ocorrência da mediação desse hipergênero e a constituição do leitor. Foram selecionadas, aleatoriamente, três notícias contendo comentários de leitores, as quais foram extraídas do blog, que se encontra hospedado na internet no endereço: www.pimenta.blog.br. Levando-se em conta as questões de uso da língua através da tecnologia e da linguagem mediada por computador, a opção pelo blog justifica-se por se tratar de uma ferramenta criada para permitir a interação com o usuário, ou seja, é um espaço virtual onde o leitor pode responder, comentar e, com isso, redimensionar os textos veiculados. Portanto, neste estudo, são observadas as estratégias utilizadas por leitores do blog Pimenta na Muqueca, os quais, através de seus comentários, num movimento simultâneo de concordar e/ou discordar, assumem uma atitude responsiva ativa e complementam o discurso, tornando-se também autores dos textos veiculados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Wanderley Souza Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2002), especialização em Leitura e Produção Textual pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2008) e está cursando o mestrado em Letras: Linguagens e Representações, na UESC. Ocupa cargo efetivo de Analista Universitário e atua como Assessor da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. É também Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino, no Colégio Sesquicentenário - CES/CISO, em Itabuna-BA.

Downloads

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Oliveira, J. W. S., & Torga, V. L. M. (2013). O blog de notícias: do hipergênero ao hiperleitor. Signo, 38, 124-145. https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4165

Edição

Seção

Especial - A leitura sob um viés social e cognitivo