Lugar de homem é na cozinha: ethos e status em Rolê gourmet, Menos de vinte e A maravilhosa cozinha de Jack

Autores

  • Aline de Caldas Costa dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista
  • Maria da Conceição Fonseca Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v40i68.4956

Palavras-chave:

Discursos. Ethos. Status. Homem. Gastronomia.

Resumo

Esse trabalho reúne reflexões teóricas conduzidas no âmbito da relação entre memória, discurso e sociedade, a partir da qual são observados episódios de canais de culinária do site youtube apresentados por homens. As formas de subjetivação dos apresentadores nos distintos programas são objetos para a mobilização dos conceitos de ethos e status a partir das elaborações teóricas de Michel Foucault. O estudo é exploratório, constando de etapa de revisão de literatura e análise discursiva de um corpus formado por falas dos apresentadores. Dentre os resultados alcançados, identificam-se três processos de subjetivação voltados para segmentos de mercado distintos, assim como quadros sociais de memória que os abarcam e se mantêm em alimentação constante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Caldas Costa dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista

Professora Substituta do curso de Artes – Cinema da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista. Graduada em Comunicação Social – Rádio e TV e mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus. Doutoranda em Memória: Linguagem e sociedade pela UESB.

Maria da Conceição Fonseca Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista

Professora Doutora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-01-05

Como Citar

Santos, A. de C. C. dos, & Silva, M. da C. F. (2015). Lugar de homem é na cozinha: ethos e status em Rolê gourmet, Menos de vinte e A maravilhosa cozinha de Jack. Signo, 40(68), 84-91. https://doi.org/10.17058/signo.v40i68.4956

Edição

Seção

Tema Livre