Ler e brincar: uma combinação possível para formar leitores

Autores

  • Renata Cavalcanti Eichenberg

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.67

Palavras-chave:

Leitura, Literatura Infantil, Metodologia de Ensino

Resumo

O presente trabalho consiste na descrição de um método de ensino de leitura da literatura, aplicado em alunos de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, com dificuldades de leitura e escrita, através do projeto de pesquisa intitulado “Oficinas de Leitura da Literatura Champagnat”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, em vigor desde 2002. O método baseia-se na hermenêutica de Paul Ricoeur, relacionada à cognição infantil e ao ludismo. Com base nos resultados obtidos através dos instrumentos de análise empregados e das produções textuais dos alunos, constatou-se a eficiência do método no que tange a despertar o gosto pela leitura e a formar leitores, pois se apresenta em simetria com o universo infantil, convidando a criança a brincar com o livro e, assim, dele extrair momentos de prazer e descobertas sobre si mesma e sobre o mundo que a cerca. Dessa forma, os resultados alcançados também evidenciam a importância da leitura para o amadurecimento infantil, uma vez que demonstram (quando despertado) o interesse dos pequenos, o enriquecimento do seu universo interior e, consequentemente, o alargamento de suas vivências e de seus conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-07-03

Como Citar

Eichenberg, R. C. (2007). Ler e brincar: uma combinação possível para formar leitores. Signo, 32(53), 110-119. https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.67

Edição

Seção

Artigos