Ler e brincar: uma combinação possível para formar leitores
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.67Palabras clave:
Leitura, Literatura Infantil, Metodologia de EnsinoResumen
O presente trabalho consiste na descrição de um método de ensino de leitura da literatura, aplicado em alunos de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, com dificuldades de leitura e escrita, através do projeto de pesquisa intitulado “Oficinas de Leitura da Literatura Champagnat”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, em vigor desde 2002. O método baseia-se na hermenêutica de Paul Ricoeur, relacionada à cognição infantil e ao ludismo. Com base nos resultados obtidos através dos instrumentos de análise empregados e das produções textuais dos alunos, constatou-se a eficiência do método no que tange a despertar o gosto pela leitura e a formar leitores, pois se apresenta em simetria com o universo infantil, convidando a criança a brincar com o livro e, assim, dele extrair momentos de prazer e descobertas sobre si mesma e sobre o mundo que a cerca. Dessa forma, os resultados alcançados também evidenciam a importância da leitura para o amadurecimento infantil, uma vez que demonstram (quando despertado) o interesse dos pequenos, o enriquecimento do seu universo interior e, consequentemente, o alargamento de suas vivências e de seus conhecimentos.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.