Educação infantil: literatura como espaço de fruição

Autores

  • Maraísa Mendes da Costa
  • Flávia Brocchetto Ramos
  • Neiva Senaide Petry Panozzo

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.82

Palavras-chave:

literatura infantil. educação infantil. mediação de leitura.

Resumo

O presente artigo faz parte do projeto de pesquisa “Formação do leitor: o processo de mediação do docente”, realizado na Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa pretende, a partir do material de investigação coletado - em salas de aula e bibliotecas – analisar o lugar da literatura e também criar estratégias para a aproximação dos alunos com os livros de literatura e, da mesma forma, auxiliar os professores nesse processo de mediação. Após observações da hora do conto, constatou-se que o trabalho docente de mediação de leitura deverá iniciar antes do próprio processo de alfabetização e, então, se tomou também como foco de atenção a educação infantil. Este artigo busca perceber o trajeto histórico da literatura infantil e de que forma as práticas docentes de mediação do texto literário, na educação infantil, têm ajudado a criança a ser um leitor autônomo e a ter prazer pela leitura, além de traçar algumas sugestões a partir da obra de literatura Dez Sacizinhos, de Tatiana Belinky (1997).

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Publicado

2007-07-03

Como Citar

Costa, M. M. da, Ramos, F. B., & Panozzo, N. S. P. (2007). Educação infantil: literatura como espaço de fruição. Signo, 32(53), 128-140. https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.82

Edição

Seção

Artigos