Estratégia de predição: plano semântico da língua e ensino da leitura

Vera Wannmacher Pereira

Resumo


Resumo: O presente artigo, vinculado a comunicação realizada no IV Colóquio Linguagem e Cognição da UNISC, tem como tema a predição leitora, no que se refere ao funcionamento semântico da língua (Pereira, 2006, 2009a, 2009b) e sua aplicação no ensino da leitura. Evidencia a intenção da autora em explicitar a estratégia em questão e contribuir para o ensino de Língua Portuguesa (Colomer; Camps 2002). O texto está fundamentado na Psicolingüística, no que se refere à compreensão e ao processamento da leitura (Goodman, 1991; Smith, 2003) e tem apoio nos estudos do texto (Halliday, 1976, Charolles, 1978), no que diz respeito especialmente à coesão lexical e à coerência. Apresenta inicialmente o contexto das necessidades pedagógicas, explicitando as dificuldades situadas no tema proposto. A seguir, expõe os fundamentos lingüísticos baseados nas duas áreas indicadas. Posteriormente, sugere caminhos para o ensino da leitura baseados nesses fundamentos. Finalizando, tece considerações sobre a produtividade dos caminhos sugeridos para o aprendizado e o ensino da leitura.
Palavras-chave: Leitura. Predição. Plano semântico. Ensino.

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Leitura. Predição. Plano semântico. Ensino.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v34i57.880

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