Estratégia de predição: plano semântico da língua e ensino da leitura

Auteurs-es

  • Vera Wannmacher Pereira

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.880

Mots-clés :

Leitura. Predição. Plano semântico. Ensino.

Résumé

Resumo: O presente artigo, vinculado a comunicação realizada no IV Colóquio Linguagem e Cognição da UNISC, tem como tema a predição leitora, no que se refere ao funcionamento semântico da língua (Pereira, 2006, 2009a, 2009b) e sua aplicação no ensino da leitura. Evidencia a intenção da autora em explicitar a estratégia em questão e contribuir para o ensino de Língua Portuguesa (Colomer; Camps 2002). O texto está fundamentado na Psicolingüística, no que se refere à compreensão e ao processamento da leitura (Goodman, 1991; Smith, 2003) e tem apoio nos estudos do texto (Halliday, 1976, Charolles, 1978), no que diz respeito especialmente à coesão lexical e à coerência. Apresenta inicialmente o contexto das necessidades pedagógicas, explicitando as dificuldades situadas no tema proposto. A seguir, expõe os fundamentos lingüísticos baseados nas duas áreas indicadas. Posteriormente, sugere caminhos para o ensino da leitura baseados nesses fundamentos. Finalizando, tece considerações sobre a produtividade dos caminhos sugeridos para o aprendizado e o ensino da leitura. Palavras-chave: Leitura. Predição. Plano semântico. Ensino.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié-e

2009-07-03

Comment citer

Pereira, V. W. (2009). Estratégia de predição: plano semântico da língua e ensino da leitura. Signo, 34(57), 64-75. https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.880

Numéro

Rubrique

Mesa I - Leitura e Psicolinguística - Compreensão Leitora - Argumentação Retórica e Análise do Discurso