A divulgação do acervo PNBE 2008 em escolas municipais de Caxias do Sul

Nathalie Vieira Neves, Flávia Brocchetto Ramos

Resumo


Este artigo tem por objetivo promover a reflexão sobre o recebimento e as estratégias de divulgação do acervo do PNBE/2008 (Programa Nacional Biblioteca na Escola) nas escolas municipais de Caxias do Sul. Os dados formam discutidos a partir da base de dados do CEALE/FaE/UFMG, de textos oficiais disponíveis no site do Programa e por apontamento teóricos de Regina Zilberman, Edgar Morin, Reuven Feuerstein e Carol Kuhlthau, os quais discorrem sobre a importância da literatura e da mediação da leitura para o desenvolvimento humano. Para a análise, foram observados questionários escritos, respondidos por 70 escolas, com questões acerca da incorporação e da divulgação do acervo recebido e da realização de atividades específicas com essas obras. Os resultados indicam que a maior parte das escolas divulgou o acervo recebido durante a hora do conto/da leitura (31,82%) e através de exposição na biblioteca e/ou sala dos professores (25,75%). Entretanto, pôde-se perceber uma relativa falta de articulação entre as atividades escolares e a chegada do acervo, o que ressalta a importância da divulgação a toda a comunidade escolar e da integração entre os diversos mediadores de leitura para a formação de leitores autônomos.

Palavras-chave


Biblioteca escolar; Mediação de leitura; Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v34i57.940

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