A divulgação do acervo PNBE 2008 em escolas municipais de Caxias do Sul
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.940Mots-clés :
Biblioteca escolar, Mediação de leitura, Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)Résumé
Este artigo tem por objetivo promover a reflexão sobre o recebimento e as estratégias de divulgação do acervo do PNBE/2008 (Programa Nacional Biblioteca na Escola) nas escolas municipais de Caxias do Sul. Os dados formam discutidos a partir da base de dados do CEALE/FaE/UFMG, de textos oficiais disponíveis no site do Programa e por apontamento teóricos de Regina Zilberman, Edgar Morin, Reuven Feuerstein e Carol Kuhlthau, os quais discorrem sobre a importância da literatura e da mediação da leitura para o desenvolvimento humano. Para a análise, foram observados questionários escritos, respondidos por 70 escolas, com questões acerca da incorporação e da divulgação do acervo recebido e da realização de atividades específicas com essas obras. Os resultados indicam que a maior parte das escolas divulgou o acervo recebido durante a hora do conto/da leitura (31,82%) e através de exposição na biblioteca e/ou sala dos professores (25,75%). Entretanto, pôde-se perceber uma relativa falta de articulação entre as atividades escolares e a chegada do acervo, o que ressalta a importância da divulgação a toda a comunidade escolar e da integração entre os diversos mediadores de leitura para a formação de leitores autônomos.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.