Leitura e resumo em ambiente não virtual e em ambiente virtual: estratégias e procedimentos

Marisa Helena Degasperi

Resumo


Este artigo descreve uma pesquisa de doutorado, na área de Linguística Aplicada - psicolinguística cognitiva -, que está sendo desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), subsidiada pela CAPES. A pesquisa se fundamenta, principalmente, em estudos da Linguística Textual e Psicolinguística Cognitiva e utiliza uma sequência metodológica não convencional, com o objetivo de descobrir os diferentes processos que envolvem os processamentos da leitura para o resumo, da sumarização e da produção de resumos escolares em doze estudantes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Os resultados apontam para a variedade comportamental dos estudantes durante os processamentos e a predileção por algumas estratégias de leitura, memorização, seleção de ideias principais e organização dessas ideias no produto final do conjunto de processamentos, que é o texto resumo. Como em qualquer pesquisa, surgem novas indagações a respeito de como o indivíduo elabora estratégias para o manejo das informações do texto fonte para transformá-lo na macroestrutura textual, ou seja, no texto resumo.

Palavras-chave


leitura, resumo, sumarização de textos, macroestrutura, superestrutura, macrorregras, metacognição, movimentos oculares.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v34i57.946

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