Leitura e resumo em ambiente não virtual e em ambiente virtual: estratégias e procedimentos
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.946Mots-clés :
leitura, resumo, sumarização de textos, macroestrutura, superestrutura, macrorregras, metacognição, movimentos oculares.Résumé
Este artigo descreve uma pesquisa de doutorado, na área de Linguística Aplicada - psicolinguística cognitiva -, que está sendo desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), subsidiada pela CAPES. A pesquisa se fundamenta, principalmente, em estudos da Linguística Textual e Psicolinguística Cognitiva e utiliza uma sequência metodológica não convencional, com o objetivo de descobrir os diferentes processos que envolvem os processamentos da leitura para o resumo, da sumarização e da produção de resumos escolares em doze estudantes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Os resultados apontam para a variedade comportamental dos estudantes durante os processamentos e a predileção por algumas estratégias de leitura, memorização, seleção de ideias principais e organização dessas ideias no produto final do conjunto de processamentos, que é o texto resumo. Como em qualquer pesquisa, surgem novas indagações a respeito de como o indivíduo elabora estratégias para o manejo das informações do texto fonte para transformá-lo na macroestrutura textual, ou seja, no texto resumo.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.