O uso de dicionário bilíngue escolar no ensino médio para a compreensão de textos em língua inglesa

Isabel Cristina Tedesco Selistre

Resumo


Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Língua Estrangeira Moderna (PCNEM-LEM, 2002) propõem que a habilidade da leitura seja desenvolvida nos três anos que compõem o ciclo. O documento recomenda, também, que o uso do dicionário bilíngue seja incluído neste processo. Neste artigo, descrevemos a estrutura dos dicionários escolares inglês/português (macroestrutura – lista de itens lexicais incluídos; microestrutura – informações sobre a forma e o significado do item selecionado; medioestrutura ou sistema de referências cruzadas; material externo – introdução, guia do usuário e apêndices) e apresentamos algumas sugestões de atividades para serem realizadas com este tipo de dicionário nas aulas de língua inglesa.

Palavras-chave


Ensino de ingl~es. Uso de dicionário bilíngue. Compreensão leitora

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v34i57.949

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo